Digite para buscar

Incoerência

Feministas passariam menos vergonha se fossem coerentes sobre Rachel Sheherazade

Silvio Santos fez uma ironia com a apresentadora Rachel Sheherazade. As redes, bebendo da fonte do feminismo, bóiam num mar de contradição.

Compartilhar
Revista Fórum, comunista e pró-PT, ataca Rachel Sheherazade

A jornalista Rachel Sheherazade deu um nó na cabeça das feministas. Na década atual, que podemos chamar de década das ideologias, o feminismo foi uma das mais contagiantes, entendido como “defesa dos direitos das mulheres”, geralmente associado à palavra “igualdade”.

Na prática, feministas passam 99% do tempo definindo e redefinindo o que é o tal feminismo, sempre colocando uma contraposição discrepante entre um homem e uma mulher, então generalizada para todos os homens e todas as mulheres, que só pode ser corrigida com uma reforma completa de costumes ou por uma míriade de leis.

Para o feminismo grassar, portanto, a realidade precisa ser reduzida a uma eterna dicotomia, a luta de classes, transformada em luta de gêneros, como motor da história dialética-materialista. Estatísticas salariais, costumes, preferências: tudo se transforma em algo a se “corrigir”. A linguagem, sobretudo, passa a ser tratada quase como uma ciência exata. Não há mais ironia, metáfora, amenizações, hipérboles, figurações, contexto ou mesmo uso e expressões idiomáticas: tudo é uma disputa entre homens e mulheres, e essas precisam de proteção “corrigindo-se” tudo com leis ou revolução desabrida.

É o que faz com que feministas não entendam o caso de Rachel Sheherazade. A âncora do SBT recebeu o troféu imprensa de Silvio Santos, homem que nunca se curvou aos ditames tirânicos do politicamente correto e ainda usa uma linguagem rica, que não consegue ser lida como se fosse dicionarizada. Ao entregar o troféu a uma de suas principais apresentadoras hoje, Silvio Santos fez uma bela ironia: disse que Sheherazade, famosa por seus comentários políticos, não foi contratada para fazer comentários, já que isso deixa políticos corruptos nervosos (e, obviamente, dão uma dor de cabeça desgraçada para o setor jurídico do SBT).

Ironia mais óbvia não pode haver: seria como se Silvio Santos estivesse pedindo para Rachel Sheherazade parar de lhe garantir audiência. Praticamente a mesma ironia foi feita também com o apresentador Danilo Gentili, do The Noite: o comediante que ficou famoso como o maior alvo de processos do país por políticos, e que garante audiência justamente por isso, tomou um “pito” de Silvio Santos, como se Silvio e o SBT estivessem mesmo tristes porque o Departamento Jurídico fica cheio.

Não é algo difícil de entender: Silvio Santos sempre trabalhou mormente com as classes C e D (que ele chamava de “bons pagadores”), e há poucos anos, uma ironia óbvia dessas, feita em tom de brincadeira, seria entendida por toda a população. Rachel Sheherazade está certa em dizer que “há que haver um mínimo de inteligência” para se entender. O problema é que ironia é um dos tabus supremos do feminismo, exatamente por seu reducionismo.

Mas, claro, como as opiniões de Rachel Sheherazade são “de direita”, enquanto a imprensa hegemonicamente é de esquerda, inclusive antigos oásis de tendências mais conservadoras, o feminismo não consegue lidar bem com a piada de Silvio a Sheherazade. Seria machismo? Mas, a um só tempo, não é bom que Sheherazade, que ousa ter opiniões não-esquerdistas, se cale?

Estadão critica Rachel Sheherazade

Se Rachel Sheherazade se chamasse Cynara Menezes, a manchete seria “Silvio Santos pratica censura machista contra mulher”

Revista Fórum, comunista e pró-PT, ataca Rachel Sheherazade

“Direito liberal de ser fascista”

Poucos sabem expor os conceitos que estão sendo trabalhados no imaginário coletivo, como “feminismo”, com muita precisão. Mas é esse tipo de contradição ambulante que faz com que, com a maturidade, tanta gente passe da esquerda para a direita, mas nunca faça o caminho contrário.

Ainda mais porque a linguagem, como a de Silvio Santos, é rica por natureza: qualquer pessoa sem formação sabe usar ironias, hipérboles, eufemismos e outras figuras de linguagem com nomes complicados em grego, mas que são comuns a todos os povos. O reducionismo de tentar achar “machismo” em tudo gera tela azul quando a vítima não é feminista: aí vale qualquer torção de pensamento para justificar que Rache Sheherazade que é um monstro (sem nem sequer entender que não houve repreensão, e que Silvio Santos estava elogiando sua empregada).

Rachel Sheherazade ela própria lembrou que quando o professor de Filosofia Paulo Ghiraldelli Jr. disse que desejava que ela fosse estuprada, praticamente nenhuma feminista saiu em sua defesa (exceção possível a Lola Aronovich, que na mesma toada disse que o professor é na verdade um “reaça”, e passou a atacar todos os “reaças”, como a própria Sheherazade, na linha seguinte).

Vira e mexe, algum(a/x) feminista é pego/a/x passando vergonha se contradizendo. Rachel Sheherazade sozinha causa um nó nas sinapses de praticamente todas: o reducionismo só pode gerar contradições, em uma realidade que não se encaixa em esquematismos mentais. Para a sorte do feminismo, são apenas pessoas normais que cobram alguma coerência – a mídia, as universidades, as novelas e as redes sociais são reality-free.

—————

Assine nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso à nossa revista digital com as Previsões 2017!

[amazon asin=B00QJDONQY&template=iframe image2][amazon asin=8569041063&template=iframe image2][amazon asin=8537401536&template=iframe image2][amazon asin=853592616X&template=iframe image2][amazon asin=B01EU4I792&template=iframe image2][amazon asin=8501082945&template=iframe image2]

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress