Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 36: O fim da esquerda

De ideologia que parecia que dominaria o mundo, a esquerda minguou no planeta a partir de 2016. Nosso podcast analisa se é o fim da esquerda.

Compartilhar
Guten Morgen 36 - Fim da Esquerda

Guten Morgen, Brasilien! O aguardado novo episódio do nosso podcast analisará a crise incrível na qual se meteu a esquerda a partir de 2016: como uma ideologia que parecia que tomaria o mundo com suas novas roupagens, como o feminismo, o anti-racismo, a crítica à homofobia, o politicamente correto e o multiculturalismo resultou, pelo contrário, no avanço conservador no mundo?

Não se trata apenas de eleições entre esquerda e direita, que em todos os países com alguma liberdade, tendem a ser pendulares. Nem muito menos algo local ou um mero esgotamento de discurso, se todo discurso é segmentado e direcionado para um público específico, enquanto outra parcela do público irá se encantar por posições diametralmente opostas.

Como sempre, o fim da esquerda trata-se de questões históricas, filosóficas, envolvendo de poder à metafísica, e que analisaremos com carinho nesse episódio, atolado de pedidos atendidos de nossos ouvintes!

E com isso falaremos de filosofia pragmatista e realista, islamismo, Terra plana, aquecimento global, Jean Wyllys, bloggers e youtubers, gestão Reagan e Thatcher, revista piaui, Escola de Frankfurt, literatura, mídia, Hillary Clinton, globalização, Antonio Gramsci, heavy metal e, claro, qual é a grande verdade.

Por fim, em nossa seção de literatura, comentaremos uma das maiores obras da literatura russa: Pais e Filhos, de Ivan Turguêniev, o livro que tornou a palavra “niilismo” famosa. Na obra, acompanhamos várias dicotomias, como a do jovem estudante de medicina, materialista e niilista, Yevgeny Bazárov, contraposto à “velha ordem” dos pais de seu amigo, Arkady Kirsanov. Lá está a tensão entre o novo e o velho, o campo e a cidade, os “intelectuais” e o conhecimento da tradição, a classe alta com a classe baixa e, naturalmente, os pais contra os filhos. Algo pode ser mais atual do que isso? Nosso colunista Flavio Gordon já fez uma análise do livro aplicado à nossa realidade contemporânea aqui.

A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto, no estúdio Panela ProdutoraGuten Morgen, Brasilien!

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/320578055″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

—————

Assine nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso à nossa revista digital com as Previsões 2017!

[amazon asin=B00QJDONQY&template=iframe image2][amazon asin=8501082945&template=iframe image2][amazon asin=B01EU4I792&template=iframe image2][amazon asin=8567394872&template=iframe image2][amazon asin=8567394147&template=iframe image2][amazon asin=8540507153&template=iframe image2][amazon asin=8567394260&template=iframe image2][amazon asin=B003R4Z2N6&template=iframe image2][amazon asin=8567394848&template=iframe image2][amazon asin=B00FAHTUQI&template=iframe image2][amazon asin=856983800X&template=iframe image2][amazon asin=8525409677&template=iframe image2]

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress