A primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima completa 100 anos hoje. Eu estive como leiga naquele lugar sagrado.

Eram 18:40 do dia 12 de julho de 2013 quando o ônibus da Europamundo chegou a Fátima. Após tantos dias incríveis, os melhores que já vivi no país que sempre sonhei conhecer, fazíamos uma parada entre as inúmeras belezas do Algarve, de Sintra e Lisboa, para seguir a Porto, Braga e Santiago de Compostela. No mesmo dia, poucas horas antes, paramos no Convento de Tomar. Eu estava impressionadíssima com tantas maravilhas da arquitetura, mas ainda me preocupava em comprar souvenires para os católicos da família – sobretudo o saudoso Tio Chiquinho.

Fingindo serenidade a 30 metros de altura no Convento de Tomar.

Entrei em uma das várias lojinhas ao redor do santuário e conversei com uma senhora, que me ensinou uma receita de bacalhau ao modo popular lusitano. E comprei a vela com o copinho coletor de cera para a procissão que começaria em algumas horas. Fui ao hotel tomar banho, coloquei um vestido longo branco com estampas floridas e separei um xale português (comprei nada menos que 25 deles) também branco com flores. O hotel ficava a 50 metros do pátio em frente à catedral.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Fátima é um lugar terrivelmente quente e abafado, mas ao escurecer a temperatura se torna amena. Segui à procura de um isqueiro na multidão, quando um desconhecido que carregava uma vela já acesa, acendeu a minha. Ele disse que era o correto, que cada fiel compartilhasse a luz com os demais. Então seguimos andando à espera da imagem. Rezamos a Ave Maria diversas vezes, em 5 idiomas. Vi freiras africanas, com hábitos feitos com tecidos coloridos, dentre tantos outros religiosos. Chegavam alemães e dinamarqueses e gente de todos os países e eu, que estava sozinha num país desconhecido, comecei a não mais me sentir só.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Então a imagem saiu da capela cercada de rosas brancas. E cada vez que cantavam “Ave, Ave, Maria”, todos levantavam as velas. Naquela noite escura, pareciam estrelas (os copos coletores são de plástico transparente, de diversas cores). Vi mais e mais gente chegando. Alguns, sem pernas, se arrastavam entre a cruz e a imagem ao fundo, e outros iam ajoelhados. Arrogante, eu via a cena e pensava: “Jesus e Maria são tudo o que essa gente tem”, até que olhando para a cruz, veio-me a bomba: “você É essa gente”. Chorei (até hoje choro ao relatar isso) e agradeci muito a Deus por enviar Jesus e Maria para nos consolar, apesar dos nossos pecados. Sou uma leiga de fé capenga, mas naquele dia, tive o insight mais claro da minha vida. Nunca estudei uma linha de teologia, os rituais litúrgicos não fazem o menor sentido para mim, mas durante alguns minutos entendi tudo. E chorava aos soluços, agradecendo a Deus pelo amor que jamais mereci e sempre recebi.

Agora se completam 100 anos da primeira aparição em Fátima. E, muito mais do que os segredos e as polêmicas em torno das revelações, posso dizer com franqueza que foi naquele lugar sagrado que compreendi o essencial: o amor de Deus também era para mim.

Muro de Berlim - Nossa Senhora de Fátima - João Paulo II em Fátima

E por todos os que anseiam por justiça e liberdade.

—————

Assine nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso à nossa revista digital com as Previsões 2017!

  • Antes de te bloquear, vou destruir o seu idolatrado “Nietzsche”, um dos pilares da doutrina nacional-socialista, de acordo com uma citação desse monstro feita por John Keegan no livro “Waffen-SS soldados da Morte”:

    “Os homens fortes, os Senhores, recuperam a consciência pura de um animal de rapina; monstros repletos de alegria podem voltar de uma terrível sucessão de assassínios, incêndios premeditados, estupros e tortura, com a mesma alegria no coração, com o mesmo contentamento na alma, como se tivessem participado de uma algazarra estudantil. Quando um homem é capaz de comandar, quando é por natureza um ‘Senhor’, quando é violento nos atos e gestos, que importância tem os tratados para ele? Para julgar adequadamente a moralidade, ela deve ser substituída por dois conceitos tomados da zoologia: a domação de um animal e a procriação de uma espécie”.

    Pelos ódio ao catolicismo, facilmente identifica-se você é ou foi protestante esquerdista. Se ainda for, posso te fazer chorar ainda mais falando do alcoólatra antissemita alemão lambedor de botas de príncipes ou do depravado francês ideólogo do primeiro regime totalitário do mundo implantado em Genebra.

  • João Paulo Santos

    É triste ver pessoas adultas que não sabem escrever um simples comentário com uma gramática descente; “inverosímeis”, “Medugorge”. Então senhor filósofo suicida. Fiquei pensando se perderia meu tempo aqui contigo, mas visto que ofendeu a minha mãe, é o mínimo que eu poderia fazer. Disse bem quando afirmou que a narrativa, que para nós católicos é fato, é primitiva. A veneração a Maria, Mãe de Deus, Virgem das Virgens, Arca da Aliança, Rainha dos Céus, vem da Igreja Primitiva, uma simples pesquisa nos registros arqueológicos, principalmente nas catacumbas, mostra isso. Cruz como símbolo macabro? Acho que Jesus e seus apóstolos discordam de você herr: São Mateus 16, 24, São Lucas 14,27, I Coríntios, 1,17, I Coríntios 1,18, Gálatas 2,19, Gálatas 5,11, Gálatas 6,12, Gálatas 6,14, Efésios 2,16. Esse é especial: “Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo, (Filipenses 3, 18)”. Vamos lá, o site que você leu para propagar essa papagaiada sequer confirmou a fonte da sua afirmação absurda. Não foi uma Bula, mas uma CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA, em MIL NOVECENTOS E CINQUENTA, por PIO XII. Você conseguiu errar o documento, a data e o Papa. Inclusive, está aqui o link para você citar os trechos que não condizem com sua ideolo… perdão, “teologia”, para rebater a afirmação da Igreja: http://w2.vatican.va/content/pius-xii/pt/apost_constitutions/documents/hf_p-xii_apc_19501101_munificentissimus-deus.html. Acho que são caracteres suficientes para gastar com esse comentário.

  • Luiz Matos

    É LAMENTÁVEL QUE PESSOAS SE ESCONDAM EM PSEUDÔNIMOS IDIOTAS COMO ESTE PARA CRITICAR E ATACAR O QUE NÃO CONHECE, E AINDA VEM COM ESTA CONVERSA DE MARIOLATRIA E ATACAR A MÃE DE NOSSO SENHOR, VÁ ESTUDAR COM HUMILDADE QUE CERTAMENTE A LUZ DO ESPÍRITO SANTO LHE ABRIRÁ O ENTENDIMENTO.

  • Sandro Marcelo Preisler

    Parabéns!

  • Gustavo Henrique Milani Martin

    Que lindo testemunho.

Sem mais artigos