Paste your Google Webmaster Tools verification code here

A eleição no sexto distrito da Geórgia marca uma vitória acachapante de Donald Trump e do Partido Republicano - e o desmonte final do obamismo.

Uma das promessas que Donald Trump fez durante a campanha, em tom de brincadeira, foi: Vocês vão se cansar de vencer. E, pelo menos por agora, ele continua entregando aos seus eleitores. A notícia foi muito pouco ou nada divulgada nos meios de comunicação da grande mídia brasileira apesar da enorme divulgação aqui nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

O motivo a maioria dos eleitores dessa página conhecem: eles perderam mais uma. Eu estou falando da eleição do sexto distrito eleitoral da Geórgia. O Republicano Tom Price ocupava a cadeira mas foi escolhido pelo presidente Trump pra ser o seu secretário de saúde, então eleições especiais foram convocadas.

Apesar de ser um distrito que tradicionalmente elege Republicanos há décadas, o perfil eleitoral é mais alinhado com o establishment do partido. São eleitores considerados mais “elitizados” e possivelmente por essa razão Donald Trump venceu Hillary Clinton lá com uma margem de apenas um ponto de vantagem.

Os Democratas viram nesse ambiente uma oportunidade de vencer a eleição e assim construir uma narrativa política que poderia servir como arma pra paralisar a agenda do presidente no congresso. Seria como um referendo sobre sua performance até o momento. Se os Republicanos perdessem no distrito, uma mensagem clara seria mandada pro congresso: “Os eleitores Republicanos não estão satisfeitos com a performance do presidente então é melhor vocês se distanciarem dele”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No ano que precede as importantíssimas eleições de meio termo, isso seria exatamente o que os Democratas precisavam para impedir que o legado de Barack Obama fosse completamente desmantelado.

A grande mídia entrou com tudo no pleito. A indústria do entretenimento e suas celebridades de Hollywood usaram sua influência pra promover o até então pouco importante sexto distrito da Geórgia. Cerca de 30 milhões de dólares foram doados pra campanha do candidato Democrata Jon Ossoff. Ele venceu o primeiro turno numa eleição que contava com dezoito candidatos, em sua vasta maioria Republicanos.

PUBLICIDADE

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A vitória no primeiro turno serviu como combustível pra esquerda que aproveitou pra dobrar os esforços. O clima de já ganhou tomou conta da mídia e da insatisfeita e enfurecida base Democrata. A eleição acabou sendo a que recebeu o maior montante de doações na história das eleições distritais americanas. Ossoff adotou um tom moderado pra tentar apelar pros independentes e até pra Republicanos insatisfeitos com Trump.

As últimas pesquisas apertaram e davam empate técnico. A eleição seria decidida na moeda. Ontem os eleitores compareceram às urnas e o povo decidiu. Karen Handel, candidata Republicana que ficou em segundo lugar no primeiro turno, foi eleita com quatro pontos de vantagem e jogou um banho de água fria em todos os inimigos de Trump que esperavam finalmente ganhar uma.

Essa foi a quarta eleição especial esse ano e a quarta vitória dos Republicanos. O assunto obviamente já está desaparecendo da grande mídia mas o recado está dado. Apesar de todos os esforços de seus adversários, Donald Trump mantém sua base fiel e acumula mais uma vitória. Digam o que quiserem do presidente americano mas uma coisa não dá pra negar: Seus eleitores estão cansando de vencer.

—————

Assine nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso à nossa revista digital com as Previsões 2017!

  • Sergio Antunes

    Republicans are laughing Their #Ossof …

  • Gustavo V.

    Como sei que o Filipe esta trabalhando em na suas maravilhosas análises e o Flavinho ta gravando aqueles podcast deliciosos e por não saber quem faz a revisão dos textos, vou pedir para corrigir – ou corrigir a mim se estiver errado – o nome está escrito Karen Handle, creio ser Karen Handel.

    • Ops… Falha nossa. Mais um estagiário relapso a sofrer nossa política de correção em nossas masmorras! Obrigado!

  • Thiago Borelli

    GENTE VOCE EH MUITO BURRO…..KKKKKKKK, va assistir house of cards, depois voce publica :* -qn

    • Eduardo Sá Carneiro

      House of Cards, é?! Poxa vida, você é inteligente demais, então! Não perca seu tempo com quem estuda.

  • ACES HIGH

    Guga Chucro, Jorge Chewbabaca Pontual, Caio Smeagol Blinder, Carolina PQP Cimenti e toda bancada de jornaleiros da Grobo News devem estar inconsoláveis.

    • PSA

      Falta contabilizar a vitória contra a CNN… Isso que eu chamo de fatality…

Sem mais artigos