Digite para buscar

Eleições 2018

Pesquisas eleitorais não podem mais incluir o condenado Lula

Apesar de constantemente não cumprida quando se trata de Lula, a lei é clara: Lula, condenado inelegível, não pode figurar como pretenso candidato em pesquisas eleitorais.

Compartilhar

O regime jurídico das inelegibilidades, previstas na Constituição, artigo 14, § 3º e 9º , e na Lei Complementar nº 64/90, artigo 1º, compreende impedimento de que os sujeitos inelegíveis possam figurar como potenciais candidatos em pesquisas eleitorais registradas perante a justiça eleitoral, para divulgação pública.

Nessa situação, à medida que sujeitos juridicamente inelegíveis, embora não podendo se candidatar, são apresentados como elegíveis em pesquisas eleitorais, concorre-se para desinformar e enganar os eleitores,Datafolha - Lula e Bolsonaro com Henrique Meirelles já submetidos a toda forma de manipulação política, midiática, social, econômica etc., maculando-se a legitimidade do processo eleitoral.

Com efeito, os institutos de pesquisa, por mais livres que sejam, estão submetidos às normas constitucionais e legais  que regulam as condições de elegibilidade. Não lhes é permitido, por exemplo, a pretexto de mensurar intenção de votos, inserir entre potenciais candidatos, por exemplo, à presidência da República, quem não tem idade mínima de 35 anos, quem não é alfabetizado, quem não é brasileiro nato, quem não é filiado a partido político etc.

Dito isso, observa-se que aconteceu o que antevia qualquer pessoa minimamente informada deste país, inclusive, pasmem, 10 entre 10 “especialistas” padrão grande mídia: o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgou e rejeitou unanimemente os embargos de declaração opostos pela defesa do condenado por corrupção e lavagem, Lula, no caso do “triplex do Guarujá”.

Essa decisão ratifica o resultado do julgamento do dia 24 de janeiro de 2018, pelo qual, também à unanimidade, órgão colegiado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região impôs ao chefe petista a sanção de 12 anos e 1 mês de prisão, por crimes de corrupção e lavagem.

De lá para cá, como era previsível, os imediatos do condenado Lula, juntamente com o próprio, reagem consoante lhes é peculiar: tentam deslegitimar as instituições do Estado encarregadas das investigações, denúncias, processos e julgamentos dos crimes que lhe são imputados. Mas, não somente!

Nesse intervalo, visando escapar, desesperadamente, da sua imediata prisão, decorrente da condenação imposta pelo TRF da 4ª Região, a defesa do condenado Lula socorreu-se de habeas corpus ao STJ e ao STF, conseguindo desse último, afinal, um anômalo salvo-conduto liminar, para que não fosse preso a qualquer momento, a partir da publicação do acórdão da 2ª instância.

Não nos iludamos com a perspectiva de celeridade na tramitação dos processos condenatórios criminais envolvendo o condenado Lula, inclusive da operação “Lava-Jato”, sobretudo nos Tribunais Superiores. Rapidez não é a característica mais marcante dos processos criminais em curso na justiça brasileira.

Porém, desde já, exsurgem conseqüências efetivas da mencionada condenação criminal para o condenado Lula: primeiramente, sua atual inelegibilidade, por força da decisão condenatória unanimemente proferida por órgão colegiado do TRF da 4ª Região, conforme determina a norma do artigo 1º, inciso I, alínea “e”, da Lei Complementar nº 64/90, a festejada “Lei da Ficha Limpa”.

Nessa linha, o Tribunal Superior Eleitoral já firmou entendimento de que a inelegibilidade, em casos tais, decorre, por si só, da decisão do órgão colegiado da justiça criminal, independentemente da possibilidade de interposição de recursos.

Noutras palavras, no caso específico do condenado Lula, cabe à justiça eleitoral apenas e tão somente reconhecer a ocorrência da  inelegibilidade proveniente da decisão condenatória proferida por órgão colegiado do TRF da 4ª Região. É imperioso ressaltar, outrossim, que eventual afastamento cautelar dos efeitos da inelegibilidade proveniente da decisão colegiada da 2ª instância dar-se-ia exclusivamente pelas vias da justiça criminal, por força do artigo 26-C da Lei Complementar nº 64/90.

Pesquisa eleitoral do Estadão com Lula

Outra consequência atual da aludida condenação criminal, é o impedimento para que condenado Lula possa figurar como provável candidato em pesquisas eleitorais registradas  na justiça eleitoral, para divulgação pública, na disputa de qualquer mandato eletivo em 2018.

Ressalte-se, ademais, que tal impedimento atinge não apenas o condenado Lula, senão abrange todos os sujeitos atingidos por igual hipótese de inelegibilidade, nos termos constitucionais e legais, os quais não podem ser apresentados, em pesquisas eleitorais de divulgação pública, como candidatos, ainda que potenciais, no pleito deste ano.

Nesses termos, diante de pedido à justiça eleitoral de registro de pesquisa eleitoral que se proponha a mensurar intenção de voto em sujeito inelegível, é possível impugnação por  qualquer partido político ou pelo Ministério Público eleitoral, atuando de ofício ou mediante provocação.

Cabe, afinal, a qualquer cidadão, no exercício do seu direito democrático constitucional à participação política, representar ao Ministério Público eleitoral, para providências pertinentes, nos casos em que se verificar infração às citadas normas jurídicas pelos institutos de pesquisas ou qualquer outro ente.

—————

Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8588069423&template=iframe image2][amazon asin=853961104X&template=iframe image2][amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=B00QJDONQY&template=iframe image2][amazon asin=B073TJBYTB&template=iframe image2][amazon asin=8588069350&template=iframe image2][amazon asin=8580333059&template=iframe image2][amazon asin=B01ETRGEIG&template=iframe image2][amazon asin=8580332656&template=iframe image2][amazon asin=8567394899&template=iframe image2][amazon asin=8501111325&template=iframe image2][amazon asin=B076VMTZ6Q&template=iframe image2]

Assuntos:
Ailton Benedito

Yahveh é meu pastor, nada me falta. A verdade dispensa enfeites. Brasil. Cidadão. Procurador da República. #MPF

  • 1
plugins premium WordPress