Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 61: O que raios é a direita?

Qualquer universitário sabe o nome de uns 20 intelectuais de esquerda. O mesmo não é válido sobre a direita. Hora de conhecer a tal direita sem o cabresto intelectual esquerdista.

Compartilhar
Guten Morgen 61 - O que é a direita? Podcast do Senso Incomum

Guten Morgen, Brasilien! O debate político se acalora meses antes das eleições e, na crise de identidade em que o mundo foi lançado com fenômenos como Trump e a onda “populista” na Europa, aliado a palavras como “globalismo” e “establishment” que agora dominam o debate, todos ficaram confusos e começam às vezes a inverter o que são, pensam e querem a esquerda e a direita.

Mas há uma questão fundamental que é ignorada, apesar de ser a base da conversa: qualquer pessoa que hoje esteja minimamente alfabetizada no debate político, digamos, em nível universitário, sabe perfeitamente bem o que é, pensa e quer a esquerda. Conhece seus autores, suas dissidências, o básico de sua história, suas realizações e idealizações.

Porém, o oposto ocorre com a direita. Perguntar a um universitário, mesmo e sobretudo se fizer um curso envolvendo política (do Direito e da Ciência Política à Sociologia e Relações Internacionais), quais são os maiores nomes de pensadores da direita no século XX, e dificilmente ele acertará um nome. Pior: acreditará piamente que a direita é algo muitas vezes inverso do que a direita realmente é, por só conhecê-la não por fonte direta, mas através do cabresto ideológico da esquerda.

Sem querer esgotar um assunto tão complexo, capiloso, metamorfo e espinhoso, buscamos aqui dar uma definição de direita que, se não é cabal e definitiva (o que seria reducionista, algo que não poderia ser mais inimigo do pensamento conservador), ao menos irá aclarar algumas discussões atuais envolvendo um tema que é dito o tempo todo, mas nunca estudado.

Afinal, que grande debatedor na intelligentsia atual, ainda mais brasileira, leu, estudou, passou anos a fundo com os grandes clássicos da direita? Eric Voegelin, Erik von Kuehnelt-Leddihn, Bernard Lonergan, Russell Kirk, Leo Strauss, G. K. Chesterton, Alfred North Whitehead, George Santayana, Michael Oakeshott, Alain Peyrefitte, Nikolai Berdyaev, Hans Urs von Balthasar… quem ao menos ouviu falar destes grandes gênios do século XX estudando em faculdades no Brasil?

É fácil entender por que as pessoas são tão devotamente de esquerda e acreditam tanto em sua superioridade, se gastam anos de vida estudando autores francamente menores, e no máximo lêem 2 páginas do Google por 3 minutos para autores dos quais só ouvem falar, ehrr, por aqui.

E também por que todos estão confusos com casos que fogem a definições simples como a Rússia, Israel, as agências internacionais, além de questões exteriores, como o comércio internacional ou o tamanho do Estado. E como ficam liberais e libertários nesta questão?

Agora é hora de aprender ao menos um pouco sobre o que é a direita, ficar mais inteligente e perder amigos!

E mais: Estado laico, monarquia, a questão do anti-semitismo e dos totalitarismos modernos, Antigo Testamento, gnosticismo, Império Romano e modernismo no seu podcast preferido.

A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger na Agência PierGuten Morgen, Brasilien!

—————

Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8567394260&template=iframe image2][amazon asin=8567394945&template=iframe image2][amazon asin=8567394880&template=iframe image2][amazon asin=8592649269&template=iframe image2][amazon asin=8515009633&template=iframe image2][amazon asin=8588062496&template=iframe image2][amazon asin=858806250X&template=iframe image2][amazon asin=B00S6U66SQ&template=iframe image2][amazon asin=8580331447&template=iframe image2][amazon asin=8501103713&template=iframe image2][amazon asin=8592649153&template=iframe image2][amazon asin=8580330181&template=iframe image2]
Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress