Digite para buscar

Internet Livre

Checando os checadores: as agências de “fact-checking” têm mesmo um viés esquerdista?

Levantamento apresentado no Congresso evidencia que há, sim, um viés esquerdista nas checagens

Compartilhar

A “Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal” realizou um seminário no 22 de maio de 2018 sobre a “Proteção de Dados Pessoais”, tema que esquentou lá fora após o último bombardeio da imprensa ao Facebook. Mas o encontro serviu para que os convidados se focassem noutro assunto que também atinge a rede social: a censura virtual por meio de agências de “fact-checking”.

O principal ponto do movimento que se levantou contra a iniciativa diz respeito ao viés esquerdista que parece nítido a qualquer um que já acompanha o trabalho da Aos Fatos e da Lupa, agências escolhidas para este trabalho na principal empresa de Mark Zuckerberg. Restando a dúvida: há mesmo esse viés, ou esta seria uma falsa impressão do trabalho realizado pelos “fact-checkers”?

Para Carlos Afonso, representante do movimento Internet Livre, sim, este viés existe. Para provar o ponto, ele apresentou aos parlamentares um levantamento em que a analisou 176 checagens das referidas agências em abril de 2018, categorizando-as como benéficas à direita, à esquerda, ou mistas. O consultor de tecnologia ainda percebeu que, em certos casos, há o que chamou de “distorção”, ou o recurso de ir além do fato checado para se chegar a um resultado.

De uma forma geral, enquanto a direita saiu beneficiada em 24% das checagens, a esquerda foi beneficiada em 50%, mais do que o dobro. Quando pesca apenas os 62 casos em que o “fact-checker” fez uso da referida distorção, o benefício à esquerda sobe para espantosos 79%. “Fica claro que os elementos de distorção são inseridos para beneficiar uma agenda“, concluiu.

Confirmado com antecedência para o seminário, o Facebook cancelou a participação minutos antes do debate se iniciar.

Nos próximos dias, o Senso Incomum irá dedicar mais alguns posts ao tema, para tentar exemplificar como essas distorções ocorrem. E como, de fato, a liberdade de expressão está em perigo na internet.


Siga o autor deste texto no Twitter ou Facebook. Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8580331978&template=iframe image2][amazon asin=8595070245&template=iframe image2][amazon asin=8520941559&template=iframe image2][amazon asin=854220929X&template=iframe image2][amazon asin=1621573486&template=iframe image2][amazon asin=8501082945&template=iframe image2][amazon asin=B002W3BU0C&template=iframe image2][amazon asin=8535922040&template=iframe image2][amazon asin=8580332923&template=iframe image2][amazon asin=8542208730&template=iframe image2][amazon asin=8580332680&template=iframe image2][amazon asin=B00ICQO8A2&template=iframe image2]

Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress