Pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad) mostra que Bolsonaro tem mais seguidores e também maior engajamento na rede

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) lidera a corrida presidencial no Instagram. É o que constata pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad), instituição privada que publicou o estudo esta semana.

PUBLICIDADE

Bolsonaro é o único pré-candidato à Presidência com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Lula, que está preso em Curitiba, tem hoje 265 000 seguidores. Os outros três pré-candidatos pesquisados – Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Marina Silva – estão na faixa entre 90 000 e 125 000.

Candidatos à presidência no Instagram

Alckmin é o candidato mais assíduo no Instagram, com o maior número de publicações (514 até a publicação da pesquisa do Ibpad). Mas tem a taxa de engajamento mais baixa: cerca de 1 200 (ou seja, uma proporção pequena de pessoas curte, comenta ou compartilha as publicações). Já Bolsonaro lidera também no quesito engajamento, com média de 38 000 interações por postagem, mais do que o dobro da média de Lula.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O estudo também mostra que Bolsonaro é o candidato que usa o Instagram com mais frequência para publicar posicionamentos sobre assuntos e fazer contra-ataques a outros políticos ou veículos de imprensa.

—————

PUBLICIDADE

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos