Processos incluem ações civis que pedem indenização por dano moral e queixas criminais por calúnia, injúria e difamação

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT-CE) responde a 77 processos no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). São 70 ações civis que pedem indenização por dano moral. Outros processos são queixas criminais contra o ex-ministro por calúnia, injúria e difamação. O levantamento é do site Jota, especializado em reportagens jurídicas.

PUBLICIDADE

É importante destacar que os crimes de injúria, calúnia e difamação não fazem parte da Lei da Ficha Limpa. Portanto, mesmo que Ciro Gomes venha a ser condenado em algum desses processos, poderá registrar sua candidatura normalmente.

Entre os que processam Ciro Gomes estão o presidente Michel Temer, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ), o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB-SP) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

Temer foi à Justiça depois que Ciro Gomes o chamou de “capitão do golpe” em entrevista a um programa de televisão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro processou criminalmente Ciro Gomes por uma entrevista que ele concedeu ao programa Pânico na Rádio em que acusou o deputado de ter cometido o crime de lavagem de dinheiro ao repassar para seu partido o valor de R$ 200 mil recebidos da JBS.

Ciro Gomes é também ele próprio autor de 10 ações que pedem indenizações por danos morais contra vários políticos, incluindo o presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE), seu conterrâneo.

PUBLICIDADE

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos