Congresso

‘Nobel’ da Matemática, Medalha Fields é furtada no Rio

Pasta do pesquisador iraniano Caucher Birkar foi aberta num Riocentro lotado

A Medalha Fields entregue ao pesquisador iraniano Caucher Birkar foi furtada 30 minutos após ele recebê-la, em cerimônia no Riocentro nesta quarta-feira (1º). O Rio está sediando o Congresso Internacional de Matemáticos, o que torna o Brasil o primeiro país latino-americano a hospedar esse evento, que ocorre apenas uma vez a cada quatro anos.

PUBLICIDADE

A Medalha é o “Nobel” da Matemática, e é entregue a 2 a 4 matemáticos abaixo dos 40 anos em cada edição do congresso.

Birkar deixou a medalha, carteira e celular dentro de uma pasta. Depois que ele percebeu o furto, a equipe de segurança encontrou a pasta jogada embaixo de uma arquibancada, mas ela só continha o celular. Segundo o jornal O Globo, um cinegrafista da organização do evento acabou filmando sem planejar imagens do rosto dos dois suspeitos.

A Medalha Fields é toda feita de ouro 14 quilates e equivale a cerca de R$ 15 mil. Já o vexame internacional não tem preço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

PUBLICIDADE

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos