Digite para buscar

Crise na Imprensa

Editora Abril demite e não paga jornalistas demitidos

Empresa demitiu pelo menos 150 jornalistas e pediu recuperação judicial

Compartilhar

A Editora Abril está em má situação financeira há alguns anos. Pelo menos 150 jornalistas foram demitidos neste mês, quando a empresa anunciou o fechamento de várias revistas, como Arquitetura e Construção, Boa Forma, Casa Claudia, (Nova) Cosmopolitan, Elle, Minha Casa e Veja Rio. Em junho, a editora anunciou que deixaria de publicar os quadrinhos Disney – sendo que O Pato Donald foi a primeira publicação da empresa. E no dia 15 deste mês, a Abril entrou com pedido de recuperação judicial.

Nesta segunda-feira (20), o site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo publicou uma nota do Comitê dos Jornalistas Demitidos da Abril. Segundo o texto, “a empresa realizou a manobra, fazendo crer que as duas ações (demissão em massa e pedido de recuperação judicial) foram arquitetadas em conjunto, tendo como um dos seus objetivos não pagar os empregados.”.

E tem mais: “os profissionais desligados em 2017 e no começo deste ano viram suas indenizações sendo pagas em parcelas, algo considerado ilegal. Com a recuperação judicial, eles tiveram as parcelas finais congeladas. Assim, pessoas que não mantêm vínculo com a empresa há pelo menos sete meses se encontram listadas como credoras e impedidas de receber o que resta. Foram também atingidos fotógrafos, colaboradores de texto, revisão e arte, que, igualmente, não verão o seu dinheiro”.

O texto dos jornalistas demitidos pela Abril encerra com: “Não pedimos nada além do que o nosso trabalho, por lei, garantiu”.

Relembre: Para revista Super, impeachment deve ser anulado por deputados não serem ateus

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=B07684RVL3&template=iframe image2][amazon asin=8581638643&template=iframe image2][amazon asin=B06XC7T18X&template=iframe image2][amazon asin=B01NAUSD9I&template=iframe image2][amazon asin=8576843161&template=iframe image2][amazon asin=B006FUUKPO&template=iframe image2][amazon asin=8592649218&template=iframe image2][amazon asin=859264920X&template=iframe image2][amazon asin=B00ZB5PRS4&template=iframe image2][amazon asin=8592649293&template=iframe image2][amazon asin=8520925944&template=iframe image2]

Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress