Desinformação

Facebook está classificando credibilidade dos usuários com nota de 0 a 1

Nota de reputação é usada para avaliar "fake news" e conteúdo que viola regras do serviço

O Facebook passou a avaliar seus usuários com uma nota de reputação, que mede sua credibilidade e vai de 0 a 1. A nota é apenas um dos fatores levados em conta na hora de combater “fake news” e punir pessoas que violam os termos de uso. A notícia foi publicada nesta terça (21) no Washington Post.

Em tese, a nota ajuda as equipes do Facebook a identificarem atores maliciosos que reportam como “fake” notícias de que não gostam.

Tessa Lyons, a gerente de produtos no Facebook encarregada de lutar contra a desinformação, disse em entrevista: “não é incomum que as pessoas nos contem que alguma coisa é falsa simplesmente porque discordam da premissa da notícia ou porque estão intencionalmente tentando atacar uma determinada publicação”.

O Facebook também monitora quais usuários tem mais propensão de denunciar conteúdos como problemáticos e quais páginas são consideradas mais confiáveis pelos usuários, no esforço de medir a credibilidade das notícias.

A rede de Zuckerberg não está sozinha. A reportagem do Post também informa que o Twitter agora monitora o comportamento das pessoas na rede de um usuário (e não apenas do próprio autor) para avaliar se aqueles tweets devem ser compartilhados.

Leia também: Twitter suspende conta do PSL de Jair Bolsonaro em plena campanha eleitoral

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos