Casa Branca

EUA relaxam sobretaxa sobre aço brasileiro

Decisão confirma que Trump fala grosso antes e extrai concessões depois

O governo dos Estados Unidos divulgou nesta quarta-feira (29) decisão do presidente Donald Trump de relaxar sobretaxas impostas à importação do aço vindo de Brasil, Argentina e Coreia do Sul.

No comunicado, a Casa Branca informa que a decisão foi tomada após análise de um relatório desenvolvido pelo Departamento de Comércio dos EUA, que relatava dificuldades das empresas americanas devido à falta de matéria-prima.

Na prática, a decisão autoriza que o aço seja comprado sem a inclusão das sobretaxas, mesmo que o valor limite final da exportação seja ultrapassado.

Por conta da nova barreira imposta em março deste ano, as exportações brasileiras de aço para os EUA recuaram e o preço subiu 16% no 1º semestre. Siderúrgicas brasileiras chegaram a anunciar grandes prejuízos.

A decisão do governo Trump confirma o padrão da administração em falar grosso primeiro para extrair concessões depois. Como foi com a Coreia do Norte.

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos