Educação

Mais de 70% saem do Ensino Médio sem saber português e matemática

Menos de 1% dos concluintes do ensino médio público atinge desempenho adequado em português

Sete em cada dez concluintes do ensino médio no Brasil não atingem o nível básico de conhecimentos em português e matemática. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). A notícia foi publicada por O Globo e outros jornais nesta quinta-feira (30). O levantamento inclui escolas públicas e particulares.

PUBLICIDADE

A última edição do Saeb foi aplicada pelo governo em 2017. Enquanto na rede privada a insuficiência em ambos português e matemática é de em torno de 30%, na rede pública ela é próxima de 80%. Na rede pública, menos de 1% dos concluintes do ensino médio público atinge desempenho adequado em português, contra cerca de 8% na rede particular.

Segundo O Globo, os alunos do ensino médio com desempenho insuficiente em português “apesar de estarem finalizando a educação básica e se tornando aptos a ingressar no ensino superior, não conseguem executar tarefas simples, como localizar informações explícitas em infográficos, reportagens, crônicas e artigos ou reconhecer a relação de causa e consequência em piadas e fragmentos de romance, segundo a escala técnica de proficiência da avaliação”.

—————

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

PUBLICIDADE

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos