Digite para buscar

Astronomia

Astrônomos procuram “Planeta Nove” além de Netuno

Planeta pode estar escondido em zona escura da Via Láctea

Compartilhar

Muitos astrônomos permanecem em busca de um Planeta Nove, além de Netuno (Plutão foi rebaixado para a categoria de “planeta-anão” em 2006). A reportagem foi publicada no Washington Post neste domingo (2).

Evidências circunstanciais continuam a se acumular em favor de um Planeta Nove, mas até agora nenhum telescópio conseguiu fotografá-lo.

O astrônomo Mark Brown, do California Institute of Technology, diz se sentir “eternamente otimista” em relação à descoberta. Surhud More, da Universidade de Tóquio, diz que “toda vez que tiramos uma foto, há uma chance de que o Planeta Nove esteja nela”.

Porém, é possível que o Planeta Nove não possa ser encontrado pela atual tecnologia. Ele teria de cinco a vinte vezes a massa da Terra, mas estaria tão distante que a região é escura demais para ser vista com clareza. Ou ainda, poderia estar escondido justamente na poluição luminosa da Via Láctea. Uma ideia é buscar o planeta por meio do calor que ele emitiria em vez de tentar fotografá-lo.

Mesmo que o Planeta Nove não seja encontrado, a busca está rendendo outras descobertas, como luas menores de Júpiter e o mapeamento do halo de matéria escura ao redor da nossa galáxia.

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=B07684RVL3&template=iframe image2][amazon asin=8581638643&template=iframe image2][amazon asin=B06XC7T18X&template=iframe image2][amazon asin=B01NAUSD9I&template=iframe image2][amazon asin=8576843161&template=iframe image2][amazon asin=B006FUUKPO&template=iframe image2][amazon asin=8592649218&template=iframe image2][amazon asin=859264920X&template=iframe image2][amazon asin=B00ZB5PRS4&template=iframe image2][amazon asin=8592649293&template=iframe image2][amazon asin=8520925944&template=iframe image2]

Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress