Brasília

Novo presidente do STF, Toffoli terá um general como assessor

General Fernando Azevedo, ex-chefe do Estado-Maior do Exército, acaba de integrar a reserva

O ministro Dias Toffoli toma posse nesta quinta-feira (13) como novo presidente do STF, sucedendo à Cármen Lúcia. O jurista Modesto Carvalhosa chegou a iniciar uma campanha para impedir a posse de Toffoli no cargo por causa de suas conexões com o PT.

O que chama a atenção hoje é o convite de Toffoli ao general da reserva Fernando Azevedo, ex-chefe do Estado-Maior do Exército, para assessorá-lo. Segundo a Folha de S.Paulo, Azevedo foi indicado pelo comandante do Exército, o general Villas Bôas, para auxiliar Toffoli no STF e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ao blog do jornalista Frederico Vasconcelos, o procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins, diz que Toffoli foi habilidoso na escolha: “os militares das Forças Armadas são altamente qualificados. Certamente, um militar que chega ao generalato é bem formado. Na área da segurança institucional –atividade de inteligência– são os melhores”.

O próprio jornalista, porém, achou a escolha intrigante. Escreveu: “[o] que o militar tem a ver com a dinâmica de um tribunal constitucional? Qual a especialidade do general relacionada às tarefas do CNJ?”.

A escolha é especialmente intrigante dada a possibilidade de um capitão e um general assumirem a Presidência e a Vice-Presidência nos próximos meses.

Leia também: Toffoli volta atrás e manda soltar homem que furtou bermuda de R$10

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Confuso com as eleições? O Teatro das Tesouras, do Brasil Paralelo, explica a história das eleições brasileiras e como chegamos até aqui. Conheça através deste link!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Sem mais artigos