Digite para buscar

Prioridades

No país do ‘lacre’, um terço das cidades têm epidemias por falta de saneamento básico

Dengue, zika e chikungunya afetam principalmente os mais pobres, que esquerda jura defender

Compartilhar

Qual é o principal problema do Brasil? Se você consultar as faculdades e DCEs da vida, vai descobrir que é o machismo, o racismo, a homofobia, a transfobia ou talvez a apropriação cultural. Mas a realidade dura dos fatos é bem diferente.

Notícia de O Globo mostra que, em 2017, 34% dos municípios do País registraram uma epidemia ou endemia relacionadas ao saneamento básico, segundo pesquisa do IBGE. “O levantamento”, conta a reportagem, “registrou que, nos últimos 12 meses anteriores à entrevista, 26% de todos os municípios registraram epidemias ou endemias de dengue; 23% de diarreia; 17% de verminoses, entre outras”.

Tem mais: “no Nordeste, 29% dos municípios informaram a ocorrência de endemias ou epidemias de zika, e 37% de chikungunya”.

Nada menos que 1.501 municípios reportaram endemias ou epidemias de dengue.

Dengue, zika e chikungunya estão todas fortemente associadas à falta de serviços de saneamento. A oferta irregular de água, por exemplo, faz com que as pessoas a estoquem em reservatórios, que, muitas vezes, servem de local de reprodução dos mosquitos. O acúmulo de lixo nas casas nas ruas, decorrente da coleta irregular, também favorece o acúmulo de água.

Qual é o principal problema do Brasil? Bom, depois dos homicídios, provavelmente são lixo, dengue, diarreia, e verminoses.

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Confuso com as eleições? O Teatro das Tesouras, do Brasil Paralelo, explica a história das eleições brasileiras e como chegamos até aqui. Conheça através deste link!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

[amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=B0186FEYKW&template=iframe image2][amazon asin=8501112933&template=iframe image2][amazon asin=8567394732&template=iframe image2][amazon asin=B06XC7T18X&template=iframe image2][amazon asin=8563160249&template=iframe image2][amazon asin=8563160125&template=iframe image2][amazon asin=B06XC9RH65&template=iframe image2][amazon asin=B07DRJVFDN&template=iframe image2][amazon asin=856739497X&template=iframe image2]

Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress