Em casa de ferreiro...

Fake news: R7 diz que foi STF quem cancelou títulos de eleitor

Adivinha quem vai usar a história depois caso perca a eleição

A imprensa tradicional gosta muito de falar em ‘fake news’, mas ao que tudo indica é a maior responsável pela desinformação. Título do portal R7 publicado nesta quarta-feira (26) diz com todas as letras: Decisão do STF cancela título de mais de 3 milhões de eleitores. A informação é completamente falsa.

PUBLICIDADE

Como informa o lead do R7 (primeiro parágrafo da notícia), aí sim: “[o] plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26) manter o cancelamento do título eleitoral de 3,4 milhões de brasileiros — a maioria do Nordeste — que não realizaram o cadastramento biométrico dentro do prazo estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”.

O STF não é responsável por cancelamento nenhum. Os títulos de eleitor foram cancelados porque seus donos não realizaram o cadastramento biométrico, amplamente divulgado no País. A autoridade para lidar com isso é o TSE, e não o STF. Na data do julgamento, portanto, os títulos já estavam cancelados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que aconteceu é que o PSB, agindo como Astroturf do PT, pediu ao STF em cima da hora para o cancelamento ser revertido. O pedido foi negado por 7 votos a 2. Quem votou com a esquerda? Lewandowski e Marco Aurélio.

O título da notícia do R7 está completamente errado.

PUBLICIDADE

—————

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Confuso com as eleições? O Teatro das Tesouras, do Brasil Paralelo, explica a história das eleições brasileiras e como chegamos até aqui. Conheça através deste link!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Sem mais artigos