O Mito e as "fake news"

Bolsonaro cresce por causa de “mentiras no WhatsApp”, diz Haddad

Poste de Lula ainda sugeriu buscar formas de censurar o aplicativo

O poste de Lula e candidato à Presidência Fernando Haddad (PT-SP) disse na manhã desta quarta-feira (3) que a a ascensão de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) nas pesquisas de intenção de voto se deve a uma onda de mentiras no WhatsApp. A notícia foi publicada na Folha.

PUBLICIDADE

“(…) A baixaria – não tem outro nome para o que estou dizendo – que a campanha do Bolsonaro tá fazendo no WhatsApp. São milhões de mensagens mentirosas por dia. Faz uma semana que isso tá acontecendo. Nós já conseguimos que o Tribunal Superior Eleitoral retirasse de circulação algumas mentiras que ele tá contando pelo WhatsApp. Mas é muito difícil você conter mentira pelo WhatsApp porque, por exemplo, o Twitter é público, o Facebook é público, o YouTube é público. No WhatsApp, não tem como correr atrás com a mesma eficiência”.

As declarações de Haddad se deram em entrevista por telefone à Rádio Jornal de Pernambuco. Não deixa de chamar a atenção a expressão “correr atrás” usada a respeito das redes sociais. Como sabemos, práticas de censura foram e são usadas no Twitter, Facebook e YouTube, mas no WhatsApp o máximo possível foi reduzir o alcance de mensagens encaminhadas e identificá-las como tal, como já cobrimos aqui no Senso Incomum.

O poste do presidiário também acusou Bolsonaro de baixaria:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ele está falando coisas contra a família brasileira, contra a escola pública brasileira, acusando as professoras de, nas escolas, tratar de temas com crianças pequenas sobre sexualidade. Fazendo coisas que são a maior baixaria do mundo.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

—————

PUBLICIDADE

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Confuso com as eleições? O Teatro das Tesouras, do Brasil Paralelo, explica a história das eleições brasileiras e como chegamos até aqui. Conheça através deste link!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Sem mais artigos