Digite para buscar

Treta de gigantes

Nassim Taleb chama Jordan Peterson de charlatão, duelo de titãs via Twitter

Antes da acusação de Taleb, os dois já tinham travado um debate acalorado sobre a relevância e pertinência do QI. Entenda toda a briga.

Compartilhar
Jordan Peterson - Nassim Taleb - Briga - Fight

 

 

Há alguns meses o “engenheiro da aleatoriedade” Nassim Taleb e o psicólogo canadense Jordan Peterson travaram debate sobre cientificidade e pertinência do QI (quociente de inteligência).

 

Acompanhem uma das threads:

No tweet, Peterson pergunta se Taleb nega a existência da psicometria de inteligência, isto é, a capacidade de medir objetivamente a inteligência humana.

A treta começou mesmo com um podcast do filósofo e neurocientista americano Sam Harris onde entrevistava o cientista político compatriota Charles Murray e os dois trataram de tema considerado polêmico: a comparação de QIs entre raças. Para Murray, o assunto é tabu. Tanto que estudantes de Harvard tentaram impedir palestra sua sobre o tema.

 

Para Murray, o debate é “conhecimento proibido” entre a elite acadêmica. Para Harris, se trata de mais um caso do iliberalismo dos “liberais” (esquerdistas) americanos, mais uma evidência da necessidade da Intellectual Dark Web – movimento de alguns intelectuais, principalmente americanos, que discordam de alguns pontos da religião política progressista e, por isso, foram excluídos da linha de frente acadêmica, o grupo reúne desde o conservador Ben Shapiro até o eleitor do Bernie Sanders, Bret Weinstein.

Peterson considera que o QI tem pertinência como medida de inteligência. Taleb considera uma baboseira pseudocientífica (e, erroneamente, atribui crença na pertinência do QI e comparação entre raças como disfarce para racismo).

Após se digladiarem no Twitter sobre o tema – e Taleb é um contendor considerado rude (também brigou, tempos atrás, com o psicólogo Steven Pinker ao criticar sua tese a respeito do pacifismo de nossa época) – um bloqueou o outro.

Ontem, Taleb chamou Peterson de charlatão:

 

Quem estiver ansioso para o debate entre Peterson e Zizek, tem preliminares bem interessantes para se entreter até lá.

 

—————

Confuso com o governo Bolsonaro? Desvendamos o nó na revista exclusiva para patronos através do Patreon ou Apoia.se.

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Adquira as camisetas e canecas do Senso Incomum na Vista Direita.

E faça sua assinatura anual do Brasil Paralelo e tenha acesso a TODO o conteúdo do site!

[amazon asin=8595070318&template=iframe image2][amazon asin=8595070288&template=iframe image2][amazon asin=8582864353&template=iframe image2][amazon asin=8567801184&template=iframe image2][amazon asin=8595070555&template=iframe image2][amazon asin=8595070547&template=iframe image2][amazon asin=8594090196&template=iframe image2][amazon asin=8595810486&template=iframe image2][amazon asin=8501112933&template=iframe image2][amazon asin=859507027X&template=iframe image2]
Assuntos:
Andre Assi Barreto

Professor de Filosofia e História das redes pública e privada de São Paulo. Aluno do professor Olavo de Carvalho. Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Também trabalha com revisão, tradução e palestras. Autor de "Saul Alinsky e a Anatomia do Mal" (ed. Armada, 2019)

  • 1
plugins premium WordPress