Treta de gigantes

Nassim Taleb chama Jordan Peterson de charlatão, duelo de titãs via Twitter

Antes da acusação de Taleb, os dois já tinham travado um debate acalorado sobre a relevância e pertinência do QI. Entenda toda a briga.

Publicidade

 

 

Há alguns meses o “engenheiro da aleatoriedade” Nassim Taleb e o psicólogo canadense Jordan Peterson travaram debate sobre cientificidade e pertinência do QI (quociente de inteligência).

 

Acompanhem uma das threads:

No tweet, Peterson pergunta se Taleb nega a existência da psicometria de inteligência, isto é, a capacidade de medir objetivamente a inteligência humana.

A treta começou mesmo com um podcast do filósofo e neurocientista americano Sam Harris onde entrevistava o cientista político compatriota Charles Murray e os dois trataram de tema considerado polêmico: a comparação de QIs entre raças. Para Murray, o assunto é tabu. Tanto que estudantes de Harvard tentaram impedir palestra sua sobre o tema.

 

Para Murray, o debate é “conhecimento proibido” entre a elite acadêmica. Para Harris, se trata de mais um caso do iliberalismo dos “liberais” (esquerdistas) americanos, mais uma evidência da necessidade da Intellectual Dark Web – movimento de alguns intelectuais, principalmente americanos, que discordam de alguns pontos da religião política progressista e, por isso, foram excluídos da linha de frente acadêmica, o grupo reúne desde o conservador Ben Shapiro até o eleitor do Bernie Sanders, Bret Weinstein.

Peterson considera que o QI tem pertinência como medida de inteligência. Taleb considera uma baboseira pseudocientífica (e, erroneamente, atribui crença na pertinência do QI e comparação entre raças como disfarce para racismo).

Após se digladiarem no Twitter sobre o tema – e Taleb é um contendor considerado rude (também brigou, tempos atrás, com o psicólogo Steven Pinker ao criticar sua tese a respeito do pacifismo de nossa época) – um bloqueou o outro.

Ontem, Taleb chamou Peterson de charlatão:

 

Quem estiver ansioso para o debate entre Peterson e Zizek, tem preliminares bem interessantes para se entreter até lá.

 

—————

Confuso com o governo Bolsonaro? Desvendamos o nó na revista exclusiva para patronos através do Patreon ou Apoia.se.

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Adquira as camisetas e canecas do Senso Incomum na Vista Direita.

E faça sua assinatura anual do Brasil Paralelo e tenha acesso a TODO o conteúdo do site!

Sem mais artigos