Digite para buscar

Canal do YouTube

Guten Morgen TV: Todo historiador concorda que o nazismo é de direita?

Com um "leve" atraso, voltamos ao tema preferido do nosso site: é verdade que há consenso entre historiadores sobre o nazismo ser de direita? Assista em nosso canal no YouTube

Compartilhar
Guten Morgen TV - Todo historiador concorda que o nazismo é de direita?

Guten Morgen, Brasilien! Após um pequeno atraso de mais de um mês por encrencas com o estúdio (estamos aprendendo a filmar, relevem), vamos voltar a um tema tão caro ao debate público brasileiro recente: qual a filiação ideológica do nazismo? Ou melhor, vamos passar para a fase 2 direto: o famoso argumento de que “todo historiador concorda que o nazismo é de direita” é verdadeiro?

Sempre que esse argumento aparece, temos a impressão de estarmos falando com alguém que leu todos os historiadores possíveis, que leu os diários de Hitler, de Goebbels e de Rauschning, que até, oh, my God, sabe o nome dos presidentes da República de Weimar e o que defendiam!

Mas aqui no mundo real, será que isso é verdade? Todos afirmam ca-te-go-ri-ca-men-te que TODOS os historiadores, sem exceção, categorizam o nazismo como de extrema-direita? Afinal, dizem que só no Brasil se fala disso, e que na Alemanha todos sabem que o nazismo é uma ideologia conservadora, direitista, até meio bolsonarista. E talvez até judaico-cristã. E quem somos nós para querer “dar aula para os alemães”?!

Você e eu sabemos que essa turma nunca leu nada sobre o assunto, além de categorizações feitas para o vestibular. Mas será que eles não cairiam de costas se descobrissem que o nazismo, na verdade, é considerado de esquerda até por um dos maiores biógrafos de Hitler? Que a intelectualidade alemã em massa parou para discutir este assunto na década de 80, com historiadores debatendo dos dois lados, gerando livros e teses, na famosa Historikerstreit?

Isto e muito mais você vai descobrir na volta (atrasadíssima) do Guten Morgen TV, seu canal no YouTube preferido! A produção é da Panela Produtora, (que também produz o Chinchila), com imagens de Gustavo Finger, da Agência Pier. Aliás, não esqueça de curtir nosso canal e ativar o sino de notificações! Guten Morgen, Brasilien!

Links:

Joachim Fest – War Hitler Hitler ein Linker? (Taz.de): http://www.taz.de/!703669/

Arnulf Baring – Die Feigen Deutschen und Hitler war ein Linker: https://youtu.be/6OyBg9DCAWU

Gerrit Dworok – »Historikerstreit« und Nationswerdung: https://amzn.to/2Jbn5Pf

Volker Kronenberg – Zeitgeschichte, Wissenschaft und Politik: Der “Historikerstreit” – 20 Jahre danach: https://amzn.to/2VU331E

Rudolf Augstein, Karl Dietrich Bracher – Historikerstreit: Die Dokumentation der Kontroverse um die Einzigartigkeit der nationalsozialistischen Judenvernichtung: https://amzn.to/2VU3iK6

————–

Confuso com o governo Bolsonaro? Desvendamos o nó na revista exclusiva para patronos através do Patreon ou Apoia.se.

Assine o Brasil Paralelo e tenha acesso à biblioteca de vídeos com mais de 300 horas de conteúdo!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Adquira as camisetas e canecas do Senso Incomum na Vista Direita.

Não perca o curso Ciência, Política e Ideologia em Eric Voegelin, de Flavio Morgenstern, no Instituto Borborema!

[amazon asin=B074N1YTNH&template=iframe image2][amazon asin=972662651X&template=iframe image2][amazon asin=B072863DP1&template=iframe image2][amazon asin=B007SYJUZC&template=iframe image2][amazon asin=9727710190&template=iframe image2][amazon asin=8580332923&template=iframe image2][amazon asin=8531405025&template=iframe image2][amazon asin=B07BJXNLHD&template=iframe image2][amazon asin=B07FPX7SQZ&template=iframe image2][amazon asin=8588062496&template=iframe image2][amazon asin=8580331978&template=iframe image2][amazon asin=B009D6Z958&template=iframe image2]
Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress