PRENDA-ME SE FOR CAPAZ

Walmart pagará 282 milhões de dólares por acusações de corrupção internacional

Walmart concordou em pagar uma indenização total de 282 milhões de dólares para encerrar as acusações de subornos

Publicidade

Reportagens realizadas em 2012 pelo The New Yourk Times revelaram supostos subornos que Walmart teria pago no México para construir lojas no país. O Departamento de Justiça dos EUA, juntamente com a SEC (agência federal que regulamenta os mercados de valores mobiliários nos EUA), iniciaram algumas investigações mais amplas para apurar irregularidades da empresa.

O Walmart, por sua vez, concordou em pagar uma indenização total de 282 milhões de dólares para encerrar as acusações da SEC e para dar um ponto final ao caso no Departamento de Justiça dos EUA.

Charles Cain, chefe da divisão da SEC e responsável por garantir o cumprimento da FCPA, disse:

“O Walmart valorizava o crescimento internacional e o corte de custos sobre o compliance […] A empresa poderia ter evitado muitos desses problemas, mas em vez disso, o Walmart repetidamente fracassou em levar alertas a sério e atrasou a implementação de controles internos apropriados.”

No Brasil, a maior suspeita era de que o Walmart teria pago cerca de US$ 500 mil a uma pessoa supostamente contratada pela empresa para servir de intermediário junto ao governo brasileiro. A empresa varejista em nota afirmou que

“O acordo fechado nos Estados Unidos não se refere a atos praticados por nenhum dos atuais funcionários do Walmart Brasil, nem os membros da diretoria ou do conselho de administração, e não trará impactos para o negócio.” 

 


Confuso com o governo Bolsonaro? Desvendamos o nó na revista exclusiva para patronos através do Patreon ou Apoia.se.

Não perca o curso Ciência, Política e Ideologia em Eric Voegelin, de Flavio Morgenstern, no Instituto Borborema!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Adquira as camisetas e canecas do Senso Incomum na Vista Direita.

Assine o Brasil Paralelo e tenha acesso à biblioteca de vídeos com mais de 300 horas de conteúdo!

Sem mais artigos