Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 95: O Irã pode iniciar a Terceira Guerra Mundial?

O regime dos aitolás atômicos tem o poder de iniciar a Terceira Guerra Mundial? As alianças atuais com a Rússia apontam para o caos? Ah, e vamos também falar da Primeira Guerra?...

Compartilhar
Guten Morgen 95 - O Irã pode iniciar a Terceira Guerra Mundial?

Guten Morgen, Brasilien! Donald Trump acalmou os ânimos ocidentais, mas e os ânimos iranianos, como estão após a morte do maior terrorista de 2019, Qasem Soleimani? Conforme gênios da análise geopolítica como Felipe Neto, Vera Magalhães, Detremura, Arnaldo Jabor et caterva, o mundo vai buraco e vamos todos morrer porque Trump iniciou uma guerra nuclear apenas para disfarçar que está quase sofrendo impeachment.

Será que o Irã é capaz de realmente causar a Terceira Guerra Mundial? Se o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand na Bósnia desencadeou uma onda de invasões e declarações de guerra por conta de um complexo sistema de alianças internacionais, não ocorreria o mesmo agora, que o Irã está alinhado a um sistema que envolve Rússia, China e Síria (só para nomear os figurões), enquanto a América tem como aliados Israel, Arábia Saudita e, veja só, o Brasil?

Os prognósticos agora apontam para a paz ou para uma escalada de violência e de conflito?

Para responder a esta questão, precisamos voltar à Grécia Antiga e ao Antigo Testamento – ou melhor, entender que o Irã é exatamente um curioso cruzamento de regime totalitário, teocrático, mas também racista, xenófobo e que tem algumas peculiaridades em relação a seus vizinhos – vários deles árabes.

A postura do Irã permaneceu idêntica desde 1979, mas a postura americana em relação ao país foi bem diversa – e os últimos três presidentes americanos lidaram com o Irã de maneiras completamente diferentes: George W. Bush, Barack Obama e Donald Trump.

Entender estas diferenças é crucial para entender o histórico recente de conflitos com o Irã, e qual o significado da morte de Qasem Soleimani para o Irã e para o futuro da região, ou mesmo o que raios Donald Trump quer ao autorizar o ataque ao terrorista número 1 do planeta.

Ah, e Terceira Guerra Mundial? Bem, para isso você precisará antes entender a Primeira Guerra Mundial… já fez seu cadastro no Guten Morgen Go? Aproveite que o preço promocional de pré-venda é apenas nesta semana! https://go.sensoincomum.org

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress