Digite para buscar

Leituras "inadequadas"

Livros de Kafka, Euclides da Cunha e Machado de Assis seriam recolhidos de escolas

Enquanto o MEC sugere livro elogiando Tabata Amaral, livros clássicos seriam recolhidos em Rondônia por serem "impróprios". Inclusive Macunaíma. Se bem que ninguém liga pra Macunaíma, mesmo

Compartilhar
rondonia, livros, censura

A Secretária de Educação de Rondônia emitiu um documento na manhã de ontem, dia 6, com livros que seriam “inadequados” à crianças e adolescentes.

Na lista das obras que seriam barradas, há autores como Machado de Assis, Franz Kafka, Euclides da Cunha, Edgar Allan Poe, Nelson Rodrigues, Rubem Fonseca, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Ferreira Gullar, Mario de Andrade, entre outros.

Antes de o jornal Folha de SP confirmar o documento, o secretário de Educação do estado, Suamy Vivecananda, disse que tratava-se de fake news. Em seguida, afirmou que não estava na Secretária quando lançaram o memorando.

No meio da tarde de ontem, a Secretária de Educação de Rondonia enviou um novo documento aos coordenadores escolares, abortando o recolhimento das obras.

“Missão de recolhimento dos livros abortada. Caso façam contato com vocês sobre o tema, por favor, peçam que entrem em contato com a CRE [Coordenação Regional de Educação]”, diz o documento.

O Governo Estadual de Rondônia informou que será emitida uma explicação da Secretaria Estadual de Educação sobre o documento divulgado.

Veja a lista de obras que seriam retiradas:

rondonia, livros, censura


Conheça a importância da Primeira Guerra Mundial assinando o Guten Morgen Go – go.sensoincomum,org!

Assuntos:
Oliver

Oliver é dropista, podcaster e palestrante. Twitter: @Oliver_talk

  • 1
plugins premium WordPress