Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 100: China – Do ópio ao vírus

Não é a primeira vez em que o Ocidente se curva perante a China, nem mesmo por conta de um micróbio: da rota da seda à guerra do ópio, o gigante asiático é tema de nosso episódio 100!

Avatar
Compartilhar
Guten Morgen 100 - China: do ópio ao coronavírus

Guten Morgen, Brasilien! Sentiram nossa falta? Nós também sentimos nossa falta! E também a sua, é claro! Mas foi por uma causa maior – ao menos com potencial maior de destruição: o coronavírus, o micróbio do #%&$@ que fez o planeta ficar monotemático, da Polinésia à Islândia. Mas um país se destaca em nossas preocupações: a ditadura comunista com mais população no planeta, o país de Xi Jiping, a toda-poderosa China!

E será para falar do gigante asiático que faremos o nosso tão esperado, tão desejado, tão pedido e tão implorado episódio 100 do Guten Morgen, o seu podcast preferido!

A China, sua história, sua política e sua atuação na geopolítica mundial são pouco conhecidas no Brasil.

Mas, mesmo com as limitações de um resumo forçado, comentaremos a influência do confucionismo na formação da mentalidade chinesa e seu sistema de poder. Lembraremos de uma das marcas da cultura chinesa (tal como é o verde para o Brasil): a rota da seda, a principal rota comercial do mundo da Antigüidade – ou melhor, desde a Antigüidade até hoje, pois Xi Jiping tem como grande sonho restaurar a rota da seda e o monopólio chinês sobre o comércio internacional.

Foi a rota da seda que Marco Polo teria feito em suas viagens. Aliás, Marco Polo é quem marca a relação moderna do Ocidente com a China. E lembra-se de que ele é italiano?

Pois é, a Itália. Também lembraremos que não é a primeira vez na história em que um vírus chinês dominou o Ocidente conhecido: buscando escapar do monopólio imposto pelos chineses na rota, navegadores genoveses foram para a China por outro caminho, e de lá voltaram com seda, especiarias e muitas outras coisas desejadas por europeus – e também uma certa peste bulbônica nos ratos dos porões de seus navios…

Um micróbio que sai da China e coloca o Ocidente de joelhos, começando pela Itália. Soa familiar?

Se a peste negra foi o ápice de uma espécie de incipiente guerra biológica entre a China e o Ocidente, algo bem pior ocorreu bem depois, já no século XIX: as duas Guerras do Ópio, que, além de criarem o estado de Hong Kong, marcam o início de um conflito comercial e econômico no auge do colonialismo, que marcaria para sempre a cultura chinesa: tanto o seu problema com ópio (até os dias de hoje) quanto um revanchismo com o Ocidente que envolve… bem, adivinhe?

Isso sem falar no avanço da centralização, no desprezo pelo indivíduo em prol do coletivo e na mentalidade de superioridade da China para dominar o mundo com a revolução comunista chinesa, capitaneada por Mao Tsé-tung – ou Mao Zedong, como prefira chamá-lo…

A mentalidade de Xi Jiping é simples de ser entendida: o potencial do nacionalismo chinês e seu centralismo burocrático desde os primórdios do confucionismo, aliado a uma postura de dominação cultural pelo monopólio comercial da rota da seda – que, hoje, poderia incluir, entre outros países, um certo Brasil que está se vendendo para a China nas mãos de liberais sem nenhum propósito moral…

É neste clima tétrico e de enfrentamento de um gigante chinês que marcamos nosso episódio 100 – e lembrando a todos que o Guten Morgen Go – Primeira Guerra Mundial já está no ar – e sim, a China se modifica, deixa de ser um grande palco a ser disputado por potências coloniais e cria o seu “nacionalismo chinês” com Chiang Kai-shek exatamente no período mais importante e menos estudado da história mundial…

As vagas são limitadas, então não deixe de se inscrever em go.sensoincomum.org

A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger da Agência Pier. Guten Morgen, Brasilien!


Guten Morgen Go – Primeira Guerra Mundial já está no ar!! Conheça o conflito que moldou o mundo problemático em que vivemos em go.sensoincomum.org!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum

Vista-se com estilo e perca amigos com a Vista Direita

Assuntos:
Avatar
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs" (ed. Record).

  • 1