Digite para buscar

(Falta de) Transparência

Governo de SP recusa divulgação de número de leitos não reservados para a peste

Há quase 7 mil leitos no estado não reservados para casos de peste chinesa. Maior taxa de ocupação de leitos ocorreu ANTES do primeiro caso de peste no Brasil

Compartilhar
Governo de SP recusa divulgação de número de leitos não reservados para a peste

“Fique em casa para o sistema de saúde não colapsar!” era o refrão na boca de quase todo o mundo. Um ano se passou e a desculpa continua a mesma.

O Governo de São Paulo usa as estatísticas de ocupação de leitos (sempre em porcentagem, sem mostrar os números absolutos), para vender um colapso atual, mas que já era realidade muito antes de existir pandemia.

A malandragem estatística dos governos estaduais é divulgar a taxa de ocupação apenas para os leitos destinados ao tratamento do Covid. Para se ter uma ideia, existem mais de 7 mil leitos “não-covid” no estado de SP, que não entram nas estatísticas de ocupação.

brasil-paralelo-flavio-

Reportagem da Revista Oeste mostra como os números eram preocupantes em janeiro de 2020 para todos os leitos de UTI no estado paulista.

“De acordo com os números apresentados, a maior taxa de ocupação mensal de leitos de UTI SUS em 2020 no Estado de São Paulo ocorreu em janeiro (75,98%) – antes mesmo da ocorrência do primeiro caso de infecção por covid-19 no Brasil. Em maio, houve o melhor resultado (54,23%) e, a partir de abril, o indicador não chegou a 67,10% (a marca de setembro). A plataforma ainda revela que a média destas internações no ano passado (64,43%) foi a menor dos últimos 11 anos”, informa a Oeste.

A linha azul corresponde à ocupação dos leitos de UTI SUS. A linha preta é hipotética | Fonte: AuditaSUS

Segundo a revista, sua equipe de reportagem vem tentado obter informações sobre os leitos não-covid no estado de SP há mais de uma semana sem sucesso.


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1