Digite para buscar

Montanha-muda

Parques americanos podem proibir gritos na montanha-russa

Plano de reabertura dos parques de diversão da Califórnia (onde mais?) prevê que os visitantes sejam solicitados a não gritar para não espalhar peste chinesa

Compartilhar
Parques americanos vão proibir gritos na montanha-russa

Se você nunca ouviu os grunhidos da Yoko Ono em suas “canções” conceituais dos anos 1960, siga não ouvindo. É insuportável! Mas saiba que havia uma intenção naqueles guinchos que mais pareciam com os sons suplicantes de um suíno sendo abatido: difundir a terapia primal, uma prática terapêutica que consistia, entre outras bizarrices, exercitar o grito primal.

A terapia primal foi criada por Arthur Janov, um sujeito que acreditava que todas as neuroses são conseqüência de dores reprimidas de traumas de infância. Profundo, não?

Pois é, acontece que Janov era californiano (de onde mais seria?) e sua terapia “complexa” tornou-se um estilo de vida de dez entre nove hippies espalhados por cidades como São Francisco, Los Angeles, San Diego, enfim em todo o estado da Califórnia.

Ao visitar essas cidades era comum um desavisado ser acometido de uma parada cardíaca ao ouvir, de súbito, um cabeludo gritar um estrondoso MOOOOTHEEEEERRRR!! gutural. Era o grito primal, bro!

Assim, o tempo passou, a terapia primal com seus grunhidos saíram de moda, mas a Califórnia continua sendo… Califórnia.

brasil-paralelo-flavio-

Os famosos parques temáticos do sul do estado estão programados para reabrir no mês que vem, mas os visitantes poderão ser obrigados a se manter calados enquanto estiverem em uma composição de montanha-russa, de ponta-cabeça, para conter a propagação da peste chinesa, informa o NY Post.

É isso mesmo, leitor, sem chance de gritos na montanha russa – sejam eles primais ou secundários.

Isto é o que se entende do “Plano de Reabertura Responsável” confeccionado pela California Attractions and Parks Association (CAPA), associação que reúne os maiores e mais famosos parques temáticos do estado, entre eles Disneyland e Universal Studios.

“O uso de cobertura facial e/ou modificações nos padrões de ocupação dos assentos [das atrações] serão necessários em passeios de parque de diversões para mitigar os efeitos dos gritos (grifos nossos)”, diz um trecho do plano da CAPA.

O legado de Janov foi definitivamente enterrado por especialistas e cientistas da mesma categoria dele. Pobre Janov.


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Luigi Marnoto

Luigi Marnoto é cozinheiro e só não foi guia de cego e bombeiro. Atualmente escreve no Senso em troca de uns caraminguas. É pai e avô quase exemplar e campeão de porrinha.

  • 1