Digite para buscar

Agência Senso

CHECAMOS: Fake news da Folha vira “erramos”

Reportagem mentirosa de vacinas "vencidas" não foi checada por Comprova, Lupa, Aos Fatos, embora a própria Folha admita "erro" na apuração

Avatar
Compartilhar
CHECAMOS: Fake news da Folha vira "erramos"

A reportagem da Folha de S.Paulo que gerou pânico entre pessoas vacinadas com o imunizante da AstraZeneca foi “corrigida” pelo jornal, quase uma semana depois de o estrago ter sido feito.

O texto original, publicado em 2 de julho, afirmava que mais de 26 mil brasileiros haviam recebido vacinas fora do prazo de validade, sendo a cidade de Maringá (PR) a campeã em aplicação de doses vencidas.

No mesmo dia da reportagem, a secretaria de saúde do município paranaense informou que ocorreu um erro na transmissão dos dados para o sistema do Ministério da Saúde e, desde o dia 11 de junho, tenta corrigir o problema.

A reportagem, aliás, ignorou o manual básico de jornalismo e não procurou nenhuma prefeitura acusada pelo jornal. Os repórteres não precisam acreditar na justificativa dos acusados. Mas publicar a versão das prefeituras – o que não foi feito até hoje, diga-se – é obrigação profissional de quem pretende relatar a realidade.

Vejam como eles admitem a falta de compromisso com a objetividade, ainda que de forma indireta:

Interessante observar que nenhuma agência do ministério da verdade apontou o texto do panfleto paulista como impreciso, exagerado, contraditório, insustentável, distorcido ou falso, como costumam fazer com a mídia independente.

Pessoas de todos os espectros ideológicos criticaram o jornal, conforme se vê nas respostas ao tuíte de retratação:

Em tempo: o Senso Incomum continua sendo perseguido pelas agências do ministério da verdade da Checolândia, mesmo quando publica fatos. A Folha, pelo visto, tem salvo-conduto para mentir.


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Assuntos:
Avatar
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1