fbpx

Digite para buscar

Pandemia controlada?

Reino Unido: casos de peste caem e contrariam previsão de especialistas

Queda no número de infecções surpreende cientistas e decepciona torcedores do vírus chinês críticos ao fim das restrições de liberdade

Compartilhar
Reino Unido: casos de peste caem e contrariam previsão de especialistas

O dia 19 de julho de 2021 foi chamado de “Dia da Liberdade” no Reino Unido. Nesta data, o governo do Primeiro-Ministro Boris Johnson suspendeu quase todas as restrições impostas pelo estado na tentativa de conter a peste chinesa.

E então, “alguns dos melhores modeladores de doenças infecciosas do planeta alertaram que 100 mil novos casos por dia neste verão podem ser esperados”, descreveu o jornal The Washington Post.

Mas o que está ocorrendo, por enquanto, é o exato oposto. Os britânicos assistem a uma queda acentuada no número de novos casos diários.

Os números pegaram os cientistas de surpresa. Stephen Griffin, professor da Universidade de Leeds, disse ao WaPo que a redução de casos foi “muito, muito estranha.”

O professor sugeriu que a queda poderia ser o resultado de uma série de fatores, que vão desde climáticos – a Inglaterra está em pleno verão – a comportamentais, com pessoas seguindo orientações de quarentena ou evitando se testar para poderem sair de férias sem restrições.

“Todas essas coisas combinadas podem refletir genuinamente um número reduzido de casos positivos testados”, disse ele. “Se isso realmente reflete queda nas infecções ou não, não sabemos.”

Até Neil Ferguson, o especialista do Imperial College responsável por fazer as projeções mais dramáticas causando pânico global generalizado, diz que pode ser que a pandemia na terra da Rainha parece “estar sendo olhada pelo retrovisor.”

“Não estamos completamente fora de perigo (…). Ainda teremos pessoas morrendo de covid. Mas o ‘grosso’ da pandemia terá ficado para trás”, afirmou Ferguson, que coloca todo o crédito dos números reduzidos na ampla vacinação.

Ferguson não ficou famoso apenas pelo fato de causar pânico e defender as medidas mais draconianas de confinamento da população para conter a pandemia.

Em março de 2020, ele foi flagrado violando o lockdown, que defendia com veemência. Seria este o motivo de o “cientista” ter amansado o discurso?

De uma forma ou de outra, o jornal britânico Daily Mail noticiou que nesta sexta-feira (30) “o Reino Unido registrou 29.622 novas infecções por Covid, marcando o nono dia consecutivo de queda no número de casos.”

Com informações de Daily Mail e Washington Post


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1