Guten Morgen 7: Terrorismo no jornalismo
A forma como o jornalismo retratou os atentados terroristas sugere relações beirando a cumplicidade. É o que discutimos no nosso podcast.
Compartilhar
Guten Morgen, Brasilien! O jornalismo nunca pode – e nem deve – narrar nada “imparcialmente”. Mas todos, simplesmente TODOS os órgãos de imprensa mundiais parecem “errar para o mesmo lado”. Sempre que notícias envolvendo terrorismo são dadas, o uso de eufemismos para descrever os atos terroristas é gritante, enquanto hipérboles agigantadas são usadas para falar de quem critica terroristas.
Neste episódio analisaremos algumas manchetes, no Brasil e no mundo, sobre os atentados terroristas das últimas semanas, em lugares como Munique e Ansbach na Alemanha ou em Paris, França, e discutiremos como funciona e qual o intuito de tamanha manipulação jornalística.
Afinal, por que motivo jornalistas, que já foram alvo de terroristas – basta-se pensar nos dois atentados ao jornal satírico Charlie Hebdo – defendem tanto os jihadistas islâmicos, até mesmo se recusando a dizer que são islâmicos, que são jihadistas e, claro, que são refugiados ou filhos de imigrantes de países muçulmanos?
Aproveitem e conheçam a página do Facebook Caneta Desesquerdizadora, que ganhou mais de 130 mil curtidas em menos de uma semana, apenas por mostrar a olhos vistos como são feitas as manchetes toscas e textos cheios de não-me-toques em relação aos morticínios – inclusive degolamentos – provocados pelos islâmicos jihadistas.
Ah, não se esqueça de que agora temos um feed, e você já pode ouvir e baixar nosso podcast em seu ouvidor de podcasts preferido onde quiser – na academia, no trânsito, na faxina, em aulas de História, aniversários, casamentos, batizados, velórios, discursos de paraninfo e, claro, na Convenção Nacional do Partido Democrata. Não deixem de assinar nosso feed e recomendar nosso humilde podcast! Este é o link:
http://feeds.soundcloud.com/users/soundcloud:users:194719183/sounds.rss
E ouçam nosso episódio abaixo. A produção é de Filipe Trielli no estúdio Panela Produtora.
Guten Morgen!
…
Contribua para manter o Senso Incomum no ar se tornando nosso patrão através de nosso Patreon – precisamos de você!
Não perca nossas análises culturais e políticas curtindo nossa página no Facebook
E espalhe novos pensamentos seguindo nosso perfil no Twitter: @sensoinc
…
Saiba mais: