Digite para buscar

Narizinho

Por que Gleisi pode falar em matar gente, se para os outros brasileiros seria crime?

Gleisi Hoffmann diz que para prender Lula, "vão ter que matar gente˜. Típico, mas o PT prometendo sangue ainda deveria causar horror.

Compartilhar
Gleisi Hoffmann, presidente do PT

Gleisi Hoffmann, a presidente do PT, deu ontem em entrevista ao Poder 360 a icônica declaração de que “Para prender o Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar”.

A frase é de uma violência praticamente inédita na história política brasileira – mas, vindo de quem veio, surpreende em absolutamente nada. Gleisi nem chegou a freqüentar os Trending Topics do Twitter ou virar um daqueles temas chocantes de quando celebridades e políticos falam besteira. Parece que já é o normal para o PT. Nada mais do que um dia comum, monótono, repetitivo e previsível como outro qualquer.

Inclusive a retumbante e sanguinária injustiça da sentença: Gleisi fala abertamente em mortes (trata-se da presidente do único partido no país com 8 mortes misteriosos no histórico desde Celso Daniel), provocadas por reação à violência petista, e até isso já se tornou carne de vaca. O de sempre do PT.

Imagine-se se a frase tivesse sido proferida por Jair Bolsonaro, considerado “desequilibrado” por perder a paciência com uma repórter da Folha e falar em “comer gente”. No caso de Gleisi, uma ameaça real – não uma ironia – é tratada como nota de rodapé.

Por que Gleisi pode fazer ameaças, falar em mortes, sendo que qualquer outra pessoa do país que dissesse o mesmo, ainda mais em tal contexto (obstruir Justiça, um crime), seria presa imediatamente? Há uma lei para Gleisi – e para os petistas – e outra para nosotros? Isto, é claro, também é uma obviedade, mas deveria nos chocar todo dia, não nos cansarmos até mesmo com o horror, como falou o Zaratustra de Nietzsche.

Tanto é verdade que Gleisi se escora em outra nítida manifestação do fim do rule of Law no Brasil: Lula ele mesmo já estaria preso, como qualquer condenado em primeira instância. O próprio Sérgio Moro cuidou para evitar que fosse à cadeia tão somente por ser um ex-presidente. O TRF-4, que cuidará da segunda instância, já deixou claro que não mandará Lula para a cadeia em caso de condenação –  novamente, como é o Lula, o TRF-4 aguardará todos os embargos. Mesmo assim, Gleisi, só para o dia não passar em branco, tala em mortes.

https://twitter.com/JoselitoMuller3/status/953382489258647552

Suas palavras são pesadas e só escolhem metáforas infantis no intelecto e mortíferas no armamento: disse que uma eventual condenação significará que os juízes “desceram para o ‘play’ da política […] No ‘play’ da política nós vamos jogar […] E vamos jogar pesado”. Jogar pesado não é jogar sujo? Pesado, na política, não é partir para a violência?

Sem se importar com a lei eleitoral (por que se importaria com essa coisa para os comuns-mortais, as leis?), afirma que “a candidatura do Lula vai ser decidida na Justiça Eleitoral”, o que não faz sentido no Direito.

E acha que os crimes envolvendo JBS, OAS, triplex e afins têm a ver com votos, como se o Código Penal agora fosse uma soltura de Barrabás se ele consegue enganar bem o público: “Como é que vai cassar o voto de 40, de 50 milhões de brasileiros?” – os números são como os que o PT inventa que tirou da miséria no Brasil. Como números não mentem tão bem, Gleisi logo a seguir descarta reeleição ao Senado e todos os “milhões de votos”: sua auto-confiança de pastiche só permite se candidatar a ser deputada.

https://twitter.com/flaviomorgen/status/953317053255028736

Não custa lembrar que Gleisi, possivelmente tendo o codinome “Amante” na lista da Odebrecht, já teve o marido preso por crime de corrupção e também é ela própria ré na Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Difícil conquistar votos dos aposentados paranaenses com seu histórico.

O que Gleisi diz é o normal da vida para um petista. Mas deveríamos voltar a nos assustar e tratar o horror como uma coisa horrível. Vamos supor que fosse aquele candidato que a mídia tanto adora massacrar que tivesse dito o mesmo?

E tudo o que Gleisi diz é para dizer, afinal, que estão acima da lei. Mesmo que precisem matar para isso.

—————

Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=859507027X&template=iframe image2][amazon asin=8525432121&template=iframe image2][amazon asin=8501107727&template=iframe image2][amazon asin=8566418123&template=iframe image2][amazon asin=B00QJDONQY&template=iframe image2][amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=8595070245&template=iframe image2][amazon asin=8582304250&template=iframe image2][amazon asin=8594261004&template=iframe image2][amazon asin=B076HRKF76&template=iframe image2][amazon asin=8581638643&template=iframe image2][amazon asin=8592649080&template=iframe image2]
Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress