Digite para buscar

Fake CPMI

O Destemido Sujeito da Frase

Na CPMI das Fake News, os deputados não sabem o que é fake. Não sabem o que são news. E, pudemos descobrir, não fazem a menor noção sequer do que seja digital

Compartilhar
David Miranda, CPMI Fake News

Um dos maiores cineastas de todos os tempos, Clint Eastwood, rodou um de seus mais brilhantes trabalhos nos anos 1980’: O Destemido Senhor da Guerra, nome local para Heartbreak Ridge, ou “Sargento Casca-Grossa”.

Conta a história de Thomas Highway, veterano das Guerras da Coreia e do Vietnã; personagem de “outros tempos”. Ao voltar ao seu antigo quartel, o vê comandado por burocratas ignorantes, líderes sem comando e sem qualquer experiência sequer em “guerra de travesseiros”, a frente de um tropa (mais semelhante a “um bando”) de moleques sem qualquer compromisso com o ofício militar.

O treinamento militar não era levado a sério, pois os recrutas sequer acreditavam na possibilidade de outra guerra.

Ao longo do treinamento e com seus métodos, digamos, tradicionais, Highway vai colocando a tropa nos eixos e mostrando o lado medíocre sobretudo de seus comandantes, todos esmerados em burocracias.

Eis que, nesta semana, vejo algo parecido por aqui no Brasil.

Na CPMI das Fake News, o tema já mudou – tornou-se uma CPMI das milícias digitais. Está absolutamente claro que ninguém ali é dotado do mínimo preparo. Não sabem o que é fake. Não sabem o que são news. Não sabem o que são milícias. E, pudemos descobrir, não fazem a menor noção sequer do que seja digital.

Líderes enredados em burocracias estúpidas e comandados indisciplinados, prepotentes e completamente despreparados, como os deputados Davi Miranda Verdevaldo e Tulio “Fátima Bernardes” Gadelha desfilam uma procura por sujeitos de frases que lhes mandam ler.

O show a parte coube a Alexandre Frota, um campeão de gafes e de produção, ele mesmo, de inúmeras inverdades ao longo do processo, misturadas a um ranço de perseguição.

Essa postura, tal qual vimos no filme de Eastwood, era alimentada pela crença absoluta de que uma guerra jamais estouraria e que aquele treinamento jamais iria ser demandado.

Deputados e Senadores abrem uma CPI Mista, usam recursos públicos, tempo de trabalho de ambas as casas legislativas, movem esforços, tudo isso em torno de uma grande molecagem.

E, aos poucos, a turma da bolha legislativa vai tomando contato com uma série de “Sargentos Highways” que andam soltos por ai. Allan dos Santos foi apenas o primeiro. E não será o único.

Meninos mimados do Congresso aprenderão da forma clássica a perder a arrogância.

E assim como a tropa de Highway, Lula andou muito tempo soberbo, achando que nenhuma guerra o atingiria – lá no Congresso, idem: só que, sinto-lhes informar; Granada é logo ali.

————–

Saiba o que está por trás da CPMI das Fake News, o tema mais urgente do ano, em nossa nossa revista.

O Senso Incomum agora tem uma livraria! Confira livros com até 55% de desconto exclusivo para nossos ouvintes aqui

Faça o melhor currículo para arrumar um emprego e uma promoção com a CVpraVC

Compre sua camiseta, caneca e quadro do Senso Incomum em nossa loja na Vista Direita

Conheça a loja Marbella Infantil de roupas para seus pequenos (também no Instagram)

Faça os cursos sobre linguagem e sobre Eric Voegelin (e muitos outros) no Instituto Borborema

Faça gestão de resíduos da sua empresa com a Trashin

Siga-nos no YouTube Instagram

Assuntos:
Evandro Pontes

Advogado, Filólogo, Mestre e Doutor em Direito Societário pela USP, MBA pela BSP, Professor Doutor no Insper. Foi pesquisador visitante na Universidade da Virginia (EUA) e no Instituto Max Planck (Freiburg, Alemanha).

  • 1
plugins premium WordPress