Digite para buscar

Injustiça

Há 5 anos, mulher de 26 anos era enforcada no Irã por matar estuprador

O pensamento binário anti-americanista faz com que feministas e ativistas gays no Brasil defendam um sistema teocrático que os mataria a todos

Compartilhar
Reyhaneh Jabbari, enforcada, Irã

Reyhaneh Jabbari, jovem de 26 anos, foi enforcada no Irã no dia 24 de Outubro de 2014. As autoridades iranianas consideraram crime o ato de legitima defesa contra o médico que a havia estuprado.

De acordo com o portal Terra, “o médico a contratou para ajudá-la a decorar seu escritório e a levou a um edifício onde a estuprou, e ela se defendeu com uma pequena faca com e o feriu no ombro, mas não o matou”. Depois de algum tempo, o médico havia sido encontrado morto e a jovem decoradora foi acusada de assassinato.

O episódio aconteceu em 2009, o estuprador morreu e a Reyhaneh Jabbari foi presa com 19 anos, no ano de 2009. Houve todo um clamor internacional para um julgamento limpo, pois havia graves suspeitas de confissões sobre tortura:

“A chocante notícia de que Reyhaneh Jabbari foi executada é profundamente decepcionante. Esta é mais uma mancha sangrenta no registro dos direitos humanos no Irã”, disse Hassiba Hadj Sahraoui, vice-diretor da Anistia Internacional para o Programa do Oriente Médio e Norte da África.

“A condenação por assassinato premeditado se baseou em confissões feitas sob ameaça, e possivelmente tortura.”

Não adiantou. A jovem foi enforcada. Sua mãe, a atriz Shole Pakravan, famosa no Irã, em prantos e soluços, disse:

“Enforcaram minha filha, enforcaram minha filha”

O Irã é uma nação em que uma mulher não pode se defender de um estuprador.


Saiba o que está por trás da CPMI das Fake News, o tema mais urgente do ano, em nossa nossa revista.

O Senso Incomum agora tem uma livraria! Confira livros com até 55% de desconto exclusivo para nossos ouvintes aqui

Faça o melhor currículo para arrumar um emprego e uma promoção com a CVpraVC

Compre sua camiseta, caneca e quadro do Senso Incomum em nossa loja na Vista Direita

Conheça a loja Marbella Infantil de roupas para seus pequenos (também no Instagram)

Faça os cursos sobre linguagem e sobre Eric Voegelin (e muitos outros) no Instituto Borborema

Faça gestão de resíduos da sua empresa com a Trashin

Siga-nos no YouTube Instagram

Assuntos:
Oliver

Oliver é dropista, podcaster e palestrante. Twitter: @Oliver_talk

  • 1
plugins premium WordPress