Digite para buscar

Glória

Documentos do Vaticano revelam esforços de Pio XII para salvar judeus do nazismo

Arquivos da Santa Sé demonstram o profundo ódio que os nazistas tinham da Igreja por livrar judeus dos campos de concentração

Compartilhar
Papa Pio XII, Vaticano, nazistas

O portal AcidDigital publicou, na última terça-feira, dia 3, que o jornal do Vaticano L’Osservatore Romano divulgou alguns arquivos da Santa Sé que demonstram esforços do Papa Pio XII (1939-1958) para salvar judeus do nazismo.

O Pontífice é acusado de ter sido negligente em relação a deportação de judeus romanos para a Alemanha Nazista. Porém, os documentos revelam que “o silêncio do Papa Pio XII” tinha como objetivo salvar o maior número de vidas possíveis.

Alguns judeus famosos foram ajudados pelo Papa, de acordo com L’Osservatore Romano: o filósofo Paul Oskar Kristeller eTullio Liebman, fundador da Escola Processualística de São Paulo e um dos responsáveis por rotas de fuga dos judeus europeus para o Novo Mundo, são dois exemplos.

Muitos documentos ainda estão análise, mas já revelam o esforço que a Igreja Católica e o Estado do Vaticano fizeram para salvar a vida de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.


Conheça a importância da Primeira Guerra Mundial assinando o Guten Morgen Go – go.sensoincomum,org!

Assuntos:
Oliver

Oliver é dropista, podcaster e palestrante. Twitter: @Oliver_talk

  • 1
plugins premium WordPress