Digite para buscar

Por trás do corona

Em meio à pandemia do coronavírus, China aumenta sua atividade militar no Mar do Sul da China

A ditadura chinesa aumenta tensão com o Ocidente no disputado Mar da China Meridional após contaminação

Compartilhar
Mar do Sul da China, disputa

Embora a pandemia de coronavírus tenha paralisado grande parte da atividade mundial, a China manteve sua agressão no disputado Mar da China Meridional ou Mar do Sul da China, de acordo com a reportagem publicada pelo portal americano CNBC na última segunda-feira, 13.

Outros países do sudeste asiático que disputam a região como Filipinas, Vietnã, Malásia, Taiwan e Brunei, acusam a China de violar os tratados internacionais que delimitam a região marítima para cada nação.

“A China não permitiu que o surto do Covid-19 atrapalhasse sua busca por questões de política externa”, disse Kelsey Broderick, analista da consultoria Eurasia Group à CNBC.

A tensão entre Pequim e Washington aumentou quando, no começo deste mês, um navio militar chinês afundou um barco de pesca vietnamita. O governo americano acusou os chineses de desrespeitar a soberania de Taiwan sobre uma porção do Mar do Sul da China.

“Pedimos à RPC (República Popular da China) que permaneça focada no apoio aos esforços internacionais para combater a pandemia global e que pare de explorar a distração ou vulnerabilidade de outros Estados para expandir suas reivindicações ilegais no Mar do Sul da China”, disse o Departamento de Estado dos EUA

Em resposta, o governo chinês declarou que o Mar da China Meridional pertence à Republica Popular da China.

O Mar do Sul da China é uma região rica em recursos naturais. Estima-se que tenha cerca de 11 bilhões de barris de petróleo e 190 trilhões de pés cúbicos de gás natural em reservas provadas e prováveis.

É uma rota vital para o comércio internacional, segundo Administração de Informações Energéticas dos EUA (EIA, na sigla em inglês). Somente em 2016, transitou pela região algo em torno de 30% do comércio marítimo mundial de petróleo bruto – cerca de 15 milhões de barris por dia, o que equivale a 3,4 trilhões de dólares só naquele ano.


Guten Morgen Go – Primeira Guerra Mundial já está no ar!! Conheça o conflito que moldou o mundo problemático em que vivemos em go.sensoincomum.org!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum

Assuntos:
Oliver

Oliver é dropista, podcaster e palestrante. Twitter: @Oliver_talk

  • 1
plugins premium WordPress