Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 110: Grécia Antiga e Antigo Testamento – com Clístenes Hafner

O professor de latim da Schola Classica vem ao seu podcast preferido para explicar o que importa ler na vida: os clássicos gregos e bíblicos

Compartilhar

Guten Morgen, Brasilien! Vocês pediram, vocês imploraram, vocês encheram o saco: um episódio especial só sobre os nossos dois temas preferidos está no ar! E para falar de Grécia Antiga e Antigo Testamento no seu podcast preferido, trouxemos nada menos do que o Magister Clístenes Hafner Fernandes, professor de latim na Schola Classica, do Instituto Hugo de São Vitor!

Nessa conversa com o Magister Clístenes, abandonaremos a política cotidiana e vamos ao que realmente importa ler na vida: os maiores clássicos da humanidade. Sobretudo do Antigo e Novo Testamento e da Grécia Antiga: sabemos que quase tudo o que veio depois é plágio.

Aqui você vai aprender a se introduzir ao mundo dos homens adultos e cultos de verdade: o mundo da Ilíada e da Odisséia de Homero, do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia, com ainda incursões pelos poemas de Hesíodo (como A Teogonia e Os Trabalhos e os Dias), a tragédia grega trabalhando seus mitos para uma Atenas já urbana e desenvolvida, além da Eneida de Virgílio – auge da produção intelectual e poética latina –, a Divina Comédia de Dante e outros clássicos.

Nosso Magister Clístenes vai inclusive tirar a maior dúvida de nossos ouvintes: como começar a ler estes grandes clássicos? Afinal, ninguém larga O Antagonista em um dia e está conseguindo decifrar os hexâmetros datílicos homéricos no dia seguinte. Parece até grego. E pior: é grego mesmo!

Um episódio só sobre nossos temas preferidos – todo mundo já sabe que usamos qualquer coisa como desculpa para falar de Grécia Antiga e Antigo Testamento – era o que você mais esperava – e nós sabemos disso!

A produção é de David Mazzuca Neto e Filipe Trielli na Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger. Guten Morgen, Brasilien!


Seja membro do Brasil Paralelo e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Não perca o curso Ciência, política e ideologia em Eric Voegelin, com Flavio Morgenstern.

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress