Digite para buscar

Patrimônio histórico

Universidade CATÓLICA de Lille vai demolir capela do século XIX

Última e desesperada tentativa da Urgences Patrimoine foi publicar anúncio no maior site de classificados da França à procura de "parlamentares corajosos"

Avatar
Compartilhar
Universidade CATÓLICA de Lille vai demolir capela do século XIX

Já se iniciaram as obras para a demolição da Capela de São José, antiga capela do Colégio Saint-Paul e mas agora pertencente à Universidade Católica de Lille. Localizada na cidade de Lille, ao norte da França, a última missa celebrada em seu interior de 2 mil m2 foi no ano de 2002.

Agora, a universidade quer usar o terreno para erguer um novo prédio para a sua escola de engenharia, informa a rádio France Bleu. Em comunicado à rádio, eles informaram que “a capela está profanada há mais de vinte anos, está abandonada. Precisamos criar este campus para continuar a ser uma escola de engenheiros de padrão europeu.”

O Ministério da Cultura francês se recusou a classificar a capela como patrimônio histórico da França. Após diversas tentativas de impedir a demolição e já quase sem esperanças, a presidente da associação Urgences Patrimoine (Emergências Patrimoniais, em livre tradução), Alexandra Sobczak, fez um anúncio irônico em um dos maiores sites de classificados da França, Le Bon Coin.

“Precisa-se urgente de Parlamentar corajoso para defender patrimônio.
Nosso patrimônio histórico está sendo destruído pouco a pouco, com a conivência das nossas instituições. O Urgences Patrimoine pede para que parlamentares corajosos e responsáveis façam ouvir a voz de cidadãos que se recusam a testemunhar a nossa história coletiva se transformar em estacionamentos”, diz o texto do anúncio.

Veja imagens do interior da capela na reportagem da emissora francesa France 3 Hauts-de-France sobre a demolição (áudio original em francês sem legendas).


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Avatar
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1