Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 116: Nossa crise brasileira (e a culpa dos intelectuais e políticos)

Que o Brasil está em crise, qualquer jornalista da Globo News consegue dizer. Mas mapear o problema e resolvê-lo é só para os intelectuais. Como nós. Ouça no seu podcast preferido

Compartilhar

Guten Morgen, Brasilien! O Brasil está em crise e isso não é a coisa mais genial do planeta Terra. A questão é sermos minimamente propositivos. Ou… como dá para ser nestes tempos. Para isso serve seu podcast preferido. Na verdade, sofremos uma crise também por culpa dos intelectuais e, sobretudo, dos políticos.

Mas não adianta ficar jogando pedras. Em um modelo saudável de comunidade, os políticos ouviriam os intelectuais, e fariam uso da palavra, do poder e da burocracia para transformar o que os intelectuais pensam em políticas, em ações, em movimentações sociais. E os jornalistas reportariam, criticariam, vigiariam e denunciariam.

Nossa direita nascente chegou toda atrapalhada. Tendo de conversar com algumas figuras de gosto extremamente discutível. Perdida no meio de um monte de arrivistas que só sabiam fazer teatrinho em canais de mídia (ou em filmês pornôs). E que faz ativismo 25 horas por dia, não ouvindo os intelectuais e, pior de tudo, achando que os intelectuais devam seguir as massas ou os políticos (e não o contrário).

Assim, temos jornalistas agindo como políticos. Temos políticos que ficam subindo hashtags e agindo como jornalistas. Os ativistas tratam tudo como propaganda eleitoral, mesmo nos 4 anos de distância entre elas. E os intelectuais… bom, ou devem se calar, ou acabam sendo encarados como marqueteiros gratuitos.

É para achar o papel de cada um e propor um novo modelo de pensamento em comum, sem pagar tributo a qualquer ideologia e a nenhum sacrifício da individualidade, que propomos algo no seu podcast preferido!

A produção é de Filipe Trielli e Daniel Galli na Panela Produtora, com produção visual de Maycon Douglas. Guten Morgen, Brasilien!

Inscreva-se no Brasil Paralelo e tenha acesso a todos os cursos – de filosofia à música erudita!

Conheça a Livraria Senso Incomum e leia o que eles não querem que você leia.

Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress