Morte do autor completou 70 anos em julho

A partir de 1º de janeiro de 2019 a obra completa de Monteiro Lobato (1882-1948) estará sob domínio público. Nesta quinta-feira (4) completaram-se 70 anos da morte do escritor de Taubaté.

PUBLICIDADE

A obra mais conhecida de Monteiro Lobato são as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, mas Lobato começou escrevendo para o público adulto. Entre suas obras estão Cidades mortas, O Escândalo do Petróleo e Georgismo e ComunismoO presidente negro (1926), uma ficção científica na qual um homem negro é eleito presidente dos Estados Unidos em 2228.

Formado em Direito no Largo de São Francisco, na capital paulista, Monteiro Lobato escolheu a carreira de escritor. Seu primeiro grande personagem foi o caipira Jeca Tatu, que surgiu em 1914 nas páginas do Estadão. Só em julho de 1918 esse personagem foi parar em livro: Urupês.

Uma vez em domínio público, os textos de Lobato poderão ser editados por qualquer pessoa. Também será possível fazer obras, desenhos, peças de teatro, musicais etc. com seus personagens sem a necessidade de pagar direitos autorais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

PUBLICIDADE

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos