Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 71: Existiu socialismo no Brasil?

Jornalistas (sempre eles) riram da declaração de Bolsonaro de que vai "lutar contra o socialismo". Entender o movimento socialista no Brasil é bem mais complexo do que parece

Compartilhar
Guten Morgen 71: Existiu socialismo no Brasil?

Guten Morgen, Brasilien! Alguns jornalistas (sempre tem um jornalista pra zoar o coreto) riram de uma declaração de Bolsonaro, dizendo que vai lutar contra o socialismo no Brasil. Entre risadinhas em tom de superioridade ao resto de nós, comuns mortais, afirmaram que é fácil lutar contra o que nunca existiu.

A despeito da declaração de Bolsonaro (se tivesse dito que lutaria contra o fascismo, jornalistas estariam fazendo fila para lhe massagear com órgãos impróprios), e apesar de sua gramática ser óbvia (você não precisa lutar apenas contra o que já está consolidado, e é vergonhoso ter de explicar isso a… jornalistas), a questão é realmente interessante: existiu socialismo no Brasil? E podemos chamar o PT de socialista?

A pergunta exige uma resposta menos apressada do que aquelas dadas entre risadinhas engraçadinhas de quem nada entende do assunto – ou, o que às vezes é ainda pior, acha que socialismo é só o que aconteceu na União Soviética, e nunca leu um autor socialista contemporâneo, embora tratem-nos como semi-deuses da intelectualidade acadêmica em seus jornais.

O socialismo mudou muito desde antes mesmo da Revolução Russa – e o movimento comunista internacional já pregou coisas díspares, já teve inúmeros rachas, já inverteu seu norte moral durante a história. Como definir de fato, filosoficamente, o que é um socialismo? E, além do mais, a esquerda brasileira, consubstanciada no poder sobretudo com o PT, faz parte do movimento comunista internacional, ainda que saibamos que o PT não tem Gulag, não tem Holodomor, não criou o Partido único… embora, na prática, até este último tenha realizado?

Para quem não sabe nada sobre o socialismo fabiano, Tito, Beatrice e Sidney Webb, a Escola de Frankfurt, Antonio Gramsci, Ernesto Laclau, o Foro de São Paulo, a Organização Socialista Internacionalista (hoje chamada de “O Trabalho”) dentro do PT, o 3.º Congresso do Partido dos Trabalhadores pregando o “Socialismo Petista”… bem, se não conhece tudo isso, talvez a resposta a essa pergunta, na vida real, longe de dicotomias fáceis de acadêmicos repetitivos, possa acabar te surpreendendo.

A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger, da Agência PierGuten Morgen, Brasilien!

—————

Para entender como lidar com o novo vocabulário político, confiram nossa revista exclusiva para patronos através do Patreon ou Apoia.se.

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Adquira as camisetas e canecas do Senso Incomum na Vista Direita.

[amazon asin=8535908951&template=iframe image2][amazon asin=B003ZDO8WU&template=iframe image2][amazon asin=8568493335&template=iframe image2][amazon asin=8580333059&template=iframe image2][amazon asin=8501401617&template=iframe image2][amazon asin=859507013X&template=iframe image2][amazon asin=0061253804&template=iframe image2][amazon asin=B009M85J66&template=iframe image2][amazon asin=8567394872&template=iframe image2][amazon asin=8567394732&template=iframe image2]
Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress