Digite para buscar

Fast

Seis estados enterram corpos sem laudo de coronavírus sem avisar parentes

Rio, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Bahia fazem "enterro express", com caixão lacrado, sem explicar a real causa da morte

Compartilhar
Cemitério, coronavírus,

Seis estados brasileiro, de acordo com o Estadão, já enterraram cerca de 500 corpos sem saber a causa real desses falecimentos.

As secretárias estaduais de Saúde ainda investigam as causas da mortes. Em São Paulo (108 casos em investigação), Rio de Janeiro (49), Bahia (5) e Minas Gerais (45)  verificados pela reportagem do Estadão, ontem, dia 2.

A situação piora no nordeste do país, em que muitos estados se recusam a divulgar os dados de mortes suspeitas e os critérios para identificar o covid-19 são confusos e sem transparência. Nestes últimos dias, as cidades têm feito o “enterros express”, com caixões lacrados, sem justificar o real motivo das mortes aos familiares.

Os familiares, que não aceitam que seus parentes sejam enterrados sem saber o diagnóstico, estão apelando à Justiça para saber a real causa da morte.

Por faltar funcionários e equipamentos nos laboratórios, segundo o jornal, os estados priorizam realizar testes em pessoas vivas:

“Uma portaria conjunta do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Justiça autorizou o sepultamento e cremação de corpos antes da emissão das certidões de óbito por causa da pandemia […] Novas determinações, publicadas na última terça-feira, 31, determinam que os registros de óbito mencionem a possibilidade de acometimento pela doença em casos de morte por doença respiratória suspeita”, afirma o jornal.

O Governador de São Paulo, João Doria, após ser cobrado pela demora dos testes, disse que reforçará a rede de exames e um “monitoramento efetivo sobre a circulação do coronavírus em nosso estado”.


Guten Morgen Go – Primeira Guerra Mundial já está no ar!! Conheça o conflito que moldou o mundo problemático em que vivemos em go.sensoincomum,org!

Assuntos:
Oliver

Oliver é dropista, podcaster e palestrante. Twitter: @Oliver_talk

  • 1
plugins premium WordPress