Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 49: A Revolução Russa está viva 100 anos depois

Com atraso de um mês, analisamos pela lingüística por que e como a Revolução Russa continua presente em nosso imaginário 100 anos depois.

Compartilhar
Guten Morgen 49 - A Revolução Russa está viva 100 anos depois

Guten Morgen, Brasilien! Com um atraso de quase um mês, estamos no ar com o programa do começo de novembro. E falaremos de um dos assuntos que mais move paixões no globo: a Revolução Russa, a famosa Revolução de Outubro, que fez 100 anos no começo de novembro (precisão nunca foi o forte do comunismo).

E não é um tema apenas de História: a Revolução Russa está presente hoje, com um século de idade, de uma forma quase tangível.

O novo mundo (e o novo homem) criados por Lenin, Stalin e Trotsky, o revolucionário que não revolucionou, são completamente ignorados pela historiografia brasileira, que conhece a Revolução e apenas “imagina” o que aconteceu depois. Como foi a experiência comunista, o que mudou na vida das pessoas, como foi a implantação de um sistema de governo, Estado e até de conhecimento, metafísica e de relacionamentos humanos completamente novo.

O universitário (e o professor universitário) brasileiro médio nunca ouviu falar nem sequer do Gulag. Não lembra o nome do líder soviético que sucedeu Stalin (que dirá saber quem são Brezhnev, Andropov, Chernenko – ou nomes importantíssimos, como Beria, Malenkov e Zhukov como conhecemos os nomes de Goebbels, Himmler ou Mengele.

No Brasil, acredita-se que a Nomenklatura era a chamada da escola, a Cheka uma rave erótica, o Comintern um prédio com interior bonito e o Holodomor um reino d’O Senhor dos Anéis.

Há muitos historiadores que estão sendo lidos às escondidas dos professores de História (quase como a literatura samizdat pós-Revolução Russa), mas falaremos também de uma outra questão: como o simbolismo, imaginário criado pela Revolução Russa foi criado, como está presente até hoje, como sobreviveu relativamente incólume à queda do Muro de Berlim, como move paixões em países afastados da Cortina de Ferro sem grandes prejuízos.

Os comunistas (e aqui você entenderá por que chamá-los de comunistas, e não de “socialistas”, como se faz em uma leitura porca de Karl Marx) foram mestres da lingüística e do imaginário. Por que não usar a lingüística para analisar a Revolução Russa de volta?

A Revolução Russa é o maior exemplo no mundo de fracasso vendido como sucesso absoluto, como fosse vantajoso defender a maior tirania do mundo só porque ela está com 70% off na Black Friday. O que é mais ou menos o que Pol-Pot deixou vivo de seu país. Afinal, não podemos também de deixar de falar também dos outros países que foram dominados pelos Bolcheviques.

A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto na Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger da Agência Pier. Guten Morgen, Brasilien!


—————

Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Compre o filme O Jardim das Aflições, sobre a obra do filósofo Olavo de Carvalho, por este link. Ou a versão estendida, com mais de 12 extras, por aqui.

[amazon asin=8535908951&template=iframe image2][amazon asin=8501400769&template=iframe image2][amazon asin=8501083186&template=iframe image2][amazon asin=B00QJDONQY&template=iframe image2][amazon asin=014024364X&template=iframe image2][amazon asin=8568493335&template=iframe image2][amazon asin=1400034094&template=iframe image2][amazon asin=B0759Z6C4W&template=iframe image2][amazon asin=850109000X&template=iframe image2][amazon asin=0061253804&template=iframe image2][amazon asin=B0743NJ6K9&template=iframe image2][amazon asin=8527308479&template=iframe image2]
Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress