Digite para buscar

Demografia

População da China está diminuindo, diz especialista

Em 2016, o regime retirou a limitação de apenas um filho por família e este ano vem incentivando casais a terem até três filhos

Compartilhar
População da China está diminuindo, diz especialista

A população chinesa está diminuindo rapidamente e as políticas governamentais que incentivam famílias a terem até três filhos não terão efeito nas taxas de natalidade do país.

As estimativas são de Fuxian Yi, cientista do departamento de ginecologia e obstetrícia da Universidade de Wisconsin, que falou durante a Reuters Next Conference, na sexta-feira (03).

Yi disse que tanto a população quanto a taxa de natalidade chinesa são menores do que os divulgados oficialmente.

Segundo os dados oficiais, em 2020 a China tinha uma população de 1,41 bilhão de pessoas e a taxa de fertilidade era de 1,3 filhos por mulher.

Mas fazendo cálculos baseados na diminuição da fertilidade chinesa ao longo dos anos, o especialista diz que o número real seria de 1,28 bilhão de pessoas.

Ele explica que a taxa de fertilidade divulgada pelo governo é similar às de sociedades envelhecidas como o Japão e a Itália e muito aquém dos cerca de 2,1 necessários para o crescimento populacional.

Yi afirmou que as autoridades regionais chinesas costumam superestimar suas populações para obter mais subsídios do governo central.

As famílias também dizem ter mais filhos do que a realidade. Segundo o especialista, algumas compram certidões de nascimento online no mercado negro, visando os mais de 20 benefícios sociais do governo que são vinculados a registros de nascimento.

“Os números da população são inflados principalmente para obtenção de vantagens financeiras”, disse Yi.

A rápida redução da taxa de natalidade do país aumentou a preocupação com um crescimento econômico mais lento além dos desafios potenciais criados por uma menor população economicamente ativa sustentando uma população mais velha.

Em 2016, Beijing descartou sua política de um filho, substituindo-a pelo limite de dois filhos para tentar evitar esses riscos. Já em maio deste ano, o regime aumentou o número para três filhos, à medida que as taxas de natalidade continuavam caindo.

Leia também
Elon Musk: Decréscimo populacional é risco à humanidade

Crédito da imagem: @crystalmariesing via Twenty20
Com informações de The Epoch Times
Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress