Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 66: A mitologia de Bolsonaro (e O Imbecil Coletivo) – com Filipe G. Martins

O seu podcast preferido volta chutando a porta analisando a mitologia sobre Jair Bolsonaro, o candidato anti-establishment, como chegamos aqui e para que cenário de ruptura vamos

Compartilhar
Guten Morgen 66: A Mitologia de Bolsonaro (e O Imbecil Coletivo), com Filipe G. Martins

Guten Morgen, Brasilien! Foi uma longa e tenebrosa noite de caos e desesperança em sonos intranqüilos e desespero agonizante, mas estamos aqui de volta com o seu podcast preferido! E o tema não poderia ser mais urgente nessa semana: desmistificamos e mitamos sobre a mitologia criada ao redor de Jair Bolsonaro, o “mito” anti-establishment das eleições de 2018. E ninguém melhor do que nosso profeta com olhos de Cassandra e habitué de nosso podcast, Filipe G. Martins, para analisá-lo!

Não faremos análise eleitoral como ~cErToS iNsTiTuToS~ que muito mais erram do que acertam (e sempre a favor do PT), mas analisamos o que gera essa mitologia ao redor de Bolsonaro, e afinal, o que mudou com a sua chegada ao páreo eleitoral, já que todos os que apostaram que essa eleição seguiria as regras das eleições anteriores fracassaram miseravelmente.

Jair Bolsonaro é visto como um candidato anti-establishment, mesmo já sendo deputado há anos. E por que isso se dá? E afinal, o que é este establishment? Por que tanta coisa mudou radicalmente no país desde junho de 2013, aquele ano não compreendido, e agora as regras da política parecem estar quase viradas em 180º?

O que são estes conceitos que importamos de fora, como establishment ou, ainda mais técnico, deep State? É simplesmente impossível entender o fenômeno Bolsonaro apenas pelas velhas esquerda e direita, e precisamos compreender justamente como o povo, mesmo instintivamente, está lidando com o deep State brasileiro desde junho de 2013, passando pelo impeachment e chegando às eleições de 2018.

O nome de Bolsonaro também evoca ruptura. Aliás, não apenas ele: FHC, Sarney, Demétrio Magnolli e tantos outros já falaram abertamente em ruptura. Parece que a Constituição Federal de 1988 não dá mais conta dos problemas do país. Isso é bom ou ruim? Além de Bolsonaro, também o próprio PT colocou em seu plano de poder a idéia de invocar uma Constituinte. Como se dará essa possível ruptura com as tais “instituições”, nas quais a população deposita tão pouca confiança?

Por fim, ainda mais com a companhia sempre salutar de Filipe G. Martins, não poderíamos ter recomendação cultural melhor do que a volta do maior fenômeno cultural e intelectual a sacudir as prateleiras brasileiras e ter sido o primeiro, no plano intelectual, a destruir o establishment sozinho: Olavo de Carvalho e seu livro O Imbecil Coletivo, que você pode comprar através de nossos links abaixo. O livro-dinamite não poderia vir em melhor hora, e mostra há 20 anos a falha estúpida da intelligentsia brasileira para ler corretamente e diagnosticar com precisão os problemas do país.

A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger da Agência Pier. Nosso patrocínio é da CVpraVC, que pode fazer um currículo que vai te deixar conquistar a vaga que sempre quis. Guten Morgen, Brasilien!

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Confuso com as eleições? O Teatro das Tesouras, do Brasil Paralelo, explica a história das eleições brasileiras e como chegamos até aqui. Conheça através deste link!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

[amazon asin=8576846136&template=iframe image2][amazon asin=8501103594&template=iframe image2][amazon asin=8501112933&template=iframe image2][amazon asin=B00QJDONQY&template=iframe image2][amazon asin=8501114537&template=iframe image2][amazon asin=8567394147&template=iframe image2][amazon asin=8580333318&template=iframe image2][amazon asin=8501113247&template=iframe image2][amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=8550802751&template=iframe image2]
Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress