Digite para buscar

Sensacional

Fact-checking: Facebook ameaça tirar página do blog Sensacionalista

Vá lá que o humor deles é nível Zorra Total, mas a fúria por "verificadores de fatos independentes" mostra que nem ironia, piada e hipérbole serão permitidas nas redes sociais ao se combater "fake news"

Compartilhar
Carlos Alberto, Sensacionalista, Facebook

Há muito tempo a mídia independente vem denunciando as regras obscuras e arbitrárias das agências verificadoras de fatos, pois não há uma instância para verificar a veracidade do julgamento das agências. O Facebook, por exemplo, já derrubou algumas páginas de direita por conta do serviço dessas empresas de fact-checking.

Agora, até a grande mídia começou a sentir as garras “purificadoras” das tais agências. O blog Sensacionista, que tem parceria com a revista Veja, foi o alvo da vez por “violações contínuas dos padrões da comunidade”. A página, com mais de 3 milhões de seguidores, corre o risco de perder o blog no Facebook.

Em resposta, o site esclareceu que sempre foi contra o discurso de ódio e que a punição parece “Sensacionalista”:

“As páginas devem, no mínimo, receber informações detalhadas sobre qual regra está sendo infringida e não um link com informações genéricas.”

Essas agências usam algorítimos e funcionários para avaliar o que é verdade ou não. Contudo, robôs não conseguem compreender figuras de linguagem e a equipe pode derrubar páginas por viés político.

O Globo entrou na briga para defendê-los: “[a página] publica manchetes inverídicas e revestidas de ironia para traduzir em sátiras o cotidiano político e social do Brasil”. O jornal também fez contato com Facebook, mas não obteve resposta.

Há anos temos apontado todos os problemas que o blog vem sofrendo. Mas a mídia independente, que não tem costas quentes nem amigos poderosos, sempre terá um julgamento sensacionalista pelos verificadores de fatos.


Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Oliver

Oliver é dropista, podcaster e palestrante. Twitter: @Oliver_talk

  • 1
plugins premium WordPress