Digite para buscar

Barões da rede

Relatório anti-truste das Big Tech revela que Amazon, Apple, Facebook e Google são contra competição

Relatório do Congresso americano vê comportamentos impeditivos à livre concorrência das Big Techs que dominam a economia

Compartilhar
Relatório anti-truste das Big Tech revelam que Amazon, Apple, Facebook e Google são contra competição

Um relatório divulgado pelo Subcomitê Antitruste do congresso americano concluiu que Amazon, Apple, Facebook e Google possuem mecanismos que impedem a competição no mercado online dos EUA.

Brasil Paralelo – Os Donos da Verdade. Inscreva-se no Núcleo de Formação

O texto também indica que as leis antitruste atuais não são suficientes para impedir tanta concentração nas mãos das big techs.

“As empresas que antes eram iniciantes, desajeitadas e oprimidas, que desafiavam o status quo, se tornaram o tipo de monopólio que só víamos na era dos barões do petróleo e magnatas das ferrovias”, afirma a introdução do relatório.

O documento de mais de 400 páginas é resultado de uma investigação de 16 meses para entender se os gigantes da internet abusam do seu enorme poder e se as leis antitruste atuais precisam ser revisadas para evitar o monopólio das Big Techs.

O relatório sugere a criação de novas leis que potencialmente poderiam separar empresas de tecnologia e dificultariam aquisições.

Embora Democratas e Republicanos concordem com o diagnóstico, os dois partidos discordam em quais ações devem ser tomadas para resolver a questão.

Por conta da discordância, os Republicanos retiraram a assinatura do relatório final e irão divulgar um relatório separado, com o mesmo diagnóstico, mas com o ‘remédio’ diferente.

Seja membro do Brasil Paralelo

Independentemente das divergências sobre o que fazer com o problema, o fato de republicanos e democratas concordarem que essas empresas representam uma ameaça ao livre mercado é significativo.

O relatório é apenas o começo dos próximos procedimentos regulatórios antitruste contra as gigantes da internet. O Departamento de Justiça deve entrar com uma ação judicial contra o Google por práticas comerciais anticompetitivas, que poderá ser assinado por vários procuradores de estado. A Comissão Federal de Comércio dos EUA também está investigando as práticas de negócios dos big tech sobre questões antitruste.

Com informações da Recode/Vox Media


Seja membro do Brasil Paralelo e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nósVista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress