Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 113: Estudos clássicos na vida moderna – com Clístenes Fernandes

Todos estão percebendo a superioridade do ensino clássico às besteiras que aprendemos na modernidade. O Magister Clístenes Fernandes volta ao seu podcast preferido para comentar o que, de fato, é essa tal "educação" que todos buscam

Avatar
Compartilhar

Guten Morgen, Brasilien! Depois do enorme sucesso da primeira passagem do Magister Clístenes Hafner Fernandes pelo seu podcast preferido, nosso grande professor de latim volta ao Guten Morgen para comentar sobre o que realmente importa: estudos clássicos, incluindo muita Grécia Antiga, na era moderna de gente discutindo Big Brother no Twitter!

Nosso Magister Clístenes Fernandes, professor de latim na Schola Classica, vem conversar sobre a própria idéia do que seja educação: ex ducare, conduzir para fora, elevar o espírito – portanto, algo nada a ver com o que é conhecido como ensino formal hoje.

O que se ensina nas escolas e faculdades são técnicas e alguns conhecimentos jogados e hiperespecializados: não são, propriamente, educação. Hoje temos médicos não-educados, engenheiros não-educados e, o que é mais chocante, professores de filosofia não-educados.

Neste cenário absurdo da modernidade, vale a pena voltarmos a entender o que é, propriamente, educação – e termos dicas de um professor clássico para como ficarmos mais inteligentes e perder amigos com eficiência e compostura.

Assim, nosso passeio vai desde a Grécia Antiga, como sói, passando pela Idade Média, até entender, por exemplo, por que os povos latinos, mesmo de países extremamente civilizados como a França, consideram que qualquer dono de sebo na Alemanha é extremamente culto. Por que isto se dá e por que precisamos aprender a maravilhosa língua latina para estarmos em diálogo com a grande cultura ocidental?

A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto na Panela Produtora. Não se esqueça de se inscrever na Schola Classica e também no Brasil Paralelo! Guten Morgen, Brasilien!

—————-

Assine o Brasil Paralelo e aprenda o que não te ensinaram na faculdade.

Avatar
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs" (ed. Record).

  • 1