Ator pede desculpas à China por chamar Taiwan de “país”
Compartilhar
“Eu realmente amo, realmente respeito a China”, foi o que disse o ator John Cena, de Velozes & Furiosos 9, ao pedir desculpas por ter se referido a Taiwan como um país.
No dia 8 de maio, a TVBS lançou um vídeo promocional do filme Velozes & Furiosos 9. No vídeo, Cena aparece enfatizando que Taiwan será o primeiro país a assistir ao filme.
Quando o vídeo chegou às redes sociais chinesas (lá não é uma democracia, como sabemos), houve uma repercussão negativa online e Cena correu para se desculpar com a China comunista por ofendê-los.
Segundo o site Global Voices, um portal que acompanha as notícias ao redor do mundo, “Taiwan se tornou parte da China em 1683, durante o período da dinastia Qing, que não governou de fato Taiwan, mas tão somente impôs pesados impostos aos taiwaneses e usou forças militares para reprimir os ‘insurgentes”.
Ainda sobre a questão:
“(…) é verdade que Taiwan foi ‒ por um breve período de oito anos antes da Segunda Guerra Mundial ‒ uma província da China. Mas, atualmente, não ocupa esse posto, pois a China não tem controle sobre o arquipélago e esta é a realidade política. Para esclarecer ainda mais a situação, podemos usar como referência a história da Mongólia. Em resumo (porque esta é uma longa história), a Mongólia fez parte da China durante a Dinastia Qing, lutou por sua independência em 1911 e depois se tornou um país soberano. Ninguém fala que a Mongólia é parte da China só porque ocupou esse status há mais de 100 anos.”
Será que algum de nossos políticos tão democráticos seriam capazes de questionar a China sobre essa questão?
Fontes Daily Wire e Global Voices
Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!
Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós
Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store
Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!