Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 114: Filosofia em tempos de crise – com Natália Sulman

O seu podcast preferido voltou – e agora filmado! – e traz a professora Natália Sulman para falar de filosofia e outras coisas bem mais elevadas do que a política comezinha

Compartilhar

Guten Morgen, Brasilien! Você pediu, você implorou, você encheu o saco, você chorou em posição fetal embaixo da pia – você só não nos pagou um cascaio, o que teria resolvido o problema desde o começo – mas seu podcast preferido voltou depois de longas férias: e agora com a melhor das novidades: filmado!

E nada melhor para este retorno do que estarmos com nossa mais nova colunista, Natália Sulman, e para falar de um tema eterno: filosofia! E, claro, falar de como, por que e o que estudar de filosofia em tempos de crise, que é exatamente o que você quer ouvir no seu podcast!

A professora Natália Sulman, formada na Universidade Federal de Pernambuco, que tem uma das melhores páginas do Instagram sobre filosofia (@nataliasulman), junta-se ao time do Senso Incomum para as discussões mais elevadas do que a política rasteira do dia-a-dia. Como tudo o que importa na vida, voltaremos para a Grécia Antiga, lembrando que a estrutura da filosofia é sempre circular, voltando-se as mesmas perguntas formuladas por Sócrates naquela distante Atenas.

Mas também passaremos do nível das introduções para discutir mais a fundo problemas filosóficos verdadeiros com filósofos cascas-grossas: há algo de útil na filosofia estética de Hegel? Haverá algum problema em sacar um livro de Kant a esmo da estante sem preparo? O que Platão quer dizer com “prazeres impuros”, se não possui o mesmo conceito de pecado do cristianismo? E – tema ainda mais espinhoso – por que queria expulsar os poetas da cidade? Por que Schopenhauer era tão mal humorado? Spengler tinha algo de correto, ou foi mesmo um proto-nazista? E como fica a filosofia de alguns críticos da modernidade industrial, mas que tampouco recaíram na esquerda mais bocó, como Heidegger e Guénon? E, claro, como Platão também é um artista…

A professora Natália Sulman vai analisar do humor dos gregos até a decadência do Ocidente, passando por Kierkegaard, Baumgarten e Olavo de Carvalho, enquanto você dirige, faz seus exercícios ou lava a louça… mas lembrando que agora também estamos no YouTube, então você finalmente pode assistir com os olhos seu podcast preferido! Ou então, continuar ouvindo em seu player de podcast preferido (ou só dar play aí embaixo). A produção é de Filipe Trielli e Daniel Galli na Panela Produtora. Guten Morgen, Brasilien!

Inscreva-se no Brasil Paralelo e tenha acesso a todos os cursos – de filosofia à música erudita!

Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress