Digite para buscar

Checamos a AFP

Fact-checking da AFP mente para convencer que urnas eletrônicas são seguras

AFP atribui fala a especialista em urnas eletrônicas, que desmente agência: "Nunca falei que urnas são seguras"

Compartilhar
Fact-checking da AFP mente para convencer que urnas eletrônicas são seguras

Tamanho é o desespero das agências de checagem de fatos para transformar narrativa em realidade que os checadores perderam completamente qualquer tipo de escrúpulo ou pudor.

A agência AFP Checamos distorceu as falas do especialista em votação eletrônica Mario Gazziro para afirmar que as urnas brasileiras são seguras. O tuíte original afirmava no título que um especialista garantia que a urna eletrônica era segura e auditável mesmo sem a impressão do voto. No corpo do texto, usou uma fala de Gazziro para “comprovar” a sua tese.

Mas “deu ruim”:

Com a repercussão negativa e após o deputado Felipe Barros jogar luz à mentira, a AFP mudou a postagem e Gazziro apagou o desmentido.

O texto da AFP, no entanto, continua citando Gazziro para defender que as urnas são seguras.

Atualização em 28/07/2021, 14h36: Citado neste texto, o especialista Mario Gazziro entrou em contato com o Senso Incomum através da seção de comentários do site. Seu comentário já foi moderado mas deixaremos também abaixo, em destaque.

“A AFP fez as correções demandadas imediatamente, e manteve meu nome porém não atribuiu mais a mim a afirmação do título.”

Mário Gazziro

Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress